Até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, mais de 30 milhões de itens serão adquiridos pelo Comitê. No plano de compras do Rio 2016, a variedade das demandas impressiona. Além de soluções de tecnologia e serviços para os espectadores, números como 1 milhão de peças em equipamentos esportivos, 40.000 camas e colchões, 206.000 assentos e até o aluguel de 40 cavalos com a mesma especificação figuram na lista de oportunidades para os fornecedores.
Para garantir um processo claro e eficiente em todas as compras, a Cadeia de Suprimentos Sustentável Rio 2016 é fundamentada em cinco pilares: otimização de custos, transparência, sustentabilidade, gestão de riscos e excelência operacional. Estes aspectos guiarão todo o processo de preparação do mercado e contratação de fornecedores.
Plano de Gestão de Sustentabilidade

Cadeia de Suprimentos Sustentável
Pautado pela sustentabilidade, o programa da cadeia de suprimentos do Rio 2016 considera desde o mapeamento das demandas até o descarte dos materiais utilizados, passando pelo planejamento, contratação, logística e operacionalização. As demandas são antecipadas para fomentar a capacitação de novas empresas e nenhum item é comprado sem que sua destinação final seja contemplada.
Confira o planejamento:

Portal de Suprimentos
Construído sob os pilares da transparência e da sustentabilidade social, econômica e ambiental, o Portal de Suprimentos é a principal ferramenta de interação do Comitê com o mercado fornecedor. Na página, é possível consultar o plano de compras atualizado mensalmente com todas as demandas atuais e futuras do Rio 2016, consultar o andamento de cada contratação e se candidatar para participar do processo de compras.
Processo de Seleção de Fornecedores
O Rio 2016 é uma associação privada e em todas as suas contratações segue um processo transparente para seleção dos fornecedores, baseado nas melhores práticas internacionais, em que mais de uma proposta deve ser avaliada.
Todos os processos seguem o fluxo ilustrado abaixo, no qual são examinados os critérios legais, financeiros, técnicos e comerciais de cada proposta:

Caso este número mínimo de três propostas aprovadas tecnicamente não seja alcançado, o Comitê prorroga o prazo de entrega das propostas e entra em contato com potenciais fornecedores cadastrados. Se, ainda assim, nenhuma outra empresa enviar sua proposta, o processo continua somente com as propostas aprovadas anteriormente.