Voltar para Notícias

Jogando a favor da sustentabilidade

Um dos temas de sustentabilidade mais em voga nos últimos tempos é a análise do ciclo de vida (ACV) dos produtos. Isso significa analisar e quantificar o impacto ambiental de um produto desde o início, quando ainda é matéria-prima, passando pelas etapas intermediárias, como, por exemplo, manufatura e logística, até o final de sua vida, no descarte.

Quando se fala de ACV, uma área-chave para o Rio 2016 é a identidade visual dos Jogos. Ela tem impacto significativo para a sustentabilidade devido à grande quantidade de materiais que será utilizada nos Jogos para ambientar e sinalizar as arenas esportivas, Parque Olímpico e a cidade como um todo.

Pensando em como minimizar esse impacto, a equipe de design responsável pelo programa de identidade visual dos Jogos realizou uma pesquisa cuidadosa de materiais para identificar as opções que poderiam ser usadas, considerando origem, disponibilidade no mercado e condições para reciclagem e reuso.

Após a pesquisa, o Rio 2016 contratou uma empresa de consultoria para realizar a análise do ciclo de vida de mais de 100 materiais, com base em critérios critérios como composição, uso de recursos renováveis e/ou reciclados, descarte, dentre outros. A partir da ACV, o Rio 2016 está realizando uma série de testes voltados para qualidade, desempenho e beleza de forma a escolher os melhores materiais do ponto de vista de performance, estética e, é claro, da sustentabilidade.

A análise do ciclo de vida é uma ferramenta cada vez mais usada por organizações preocupadas com o impacto de seus produtos e processos no meio ambiente. Para o Rio 2016, a ACV permitirá não somente a escolha dos melhores materiais, mas também um aumento no potencial de reciclagem, auxiliando o trabalho das cooperativas. Além disso, a escolha de materiais mais sustentáveis impactará positivamente na gestão de emissão de carbono dos Jogos.

E você, já parou para pensar no ciclo de vida dos produtos que consome?