Voltar para Notícias

Um legado de alimentação sustentável

Que os peixes e frutos do mar são saborosos, não há dúvidas. Mas além de saborosos, eles são fundamentais para a segurança alimentar da população. Apesar disso, a pesca excessiva vem comprometendo a sustentabilidade da atividade em longo prazo. Algumas espécies, como o atum, por exemplo, tiveram sua abundância reduzida em mais de 50% nas últimas décadas.

Atento a isso, uma das principais premissas de alimentos do Rio 2016 é a compra de pescado certificado. No entanto, optar por oferecer apenas peixes e frutos do mar certificados não foi uma decisão fácil de ser tomada, uma vez que esse mercado ainda está em desenvolvimento no Brasil. Mas era uma decisão importante, uma vez que a certificação garante que os produtos sejam oriundos de uma pesca responsável, que não compromete o meio ambiente.

Para ajudar a impulsionar a oferta de pescado certificado, em dezembro de 2013 o Rio 2016 firmou parceria com o Marine Stewardship Council (MSC). O MSC é uma entidade global responsável pela certificação da pesca selvagem e responsável pelo desenvolvimento de padrões de pescaria sustentável e rastreabilidade de frutos do mar.

A parceria entre o Rio 2016 e o MSC conta com o apoio técnico da Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e tem como objetivo a mobilização, a capacitação e a certificação de pequenos pescadores do estado do Rio de Janeiro. Além disso, a parceria trabalha em prol do desenvolvimento de um mercado consumidor de pescado certificado no Brasil.

Quando o Rio 2016 opta pela sustentabilidade, ele olha não apenas para a realização dos Jogos, mas também para o futuro, em deixar um legado positivo para o país. Mais do a possibilidade de se tornar fornecedor do Rio 2016, a certificação MSC permite que pequenos pescadores aumentem seu potencial de mercado, além de assegurar a perenidade de seu negócio ao longo dos anos.

Você também quer fazer parte deste legado? Que tal comprar peixes e frutos do mar certificados daqui em diante?

Assista o vídeo sobre a parceria Rio 2016 e MSC (em inglês):