Jogando juntos, catalisando mudanças
12 de fevereiro de 2015
Para o Rio 2016, sustentabilidade é mais do que uma palavra. É a chance concreta de atuar como um catalisador de mudanças positivas para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Mas para que isso aconteça, sabemos que é inviável organizar dois dos maiores eventos esportivos do mundo sozinhos.
Para que possamos realizar Jogos memoráveis, precisamos estar bem alinhados com nossos parceiros, fornecedores, patrocinadores, colaboradores, voluntários. Precisamos do apoio das esferas governamentais, da iniciativa privada, do terceiro setor… E precisamos nos relacionar bem com todo mundo.
Uma das premissas adotadas pelo Rio 2016 é a rotina de diálogos com a sociedade civil, que acontece desde 2013 e está na nossa agenda até o fim dos Jogos. Já foram realizadas duas rodadas de diálogos, e nos encontros ouvimos o que as partes interessadas têm a nos dizer sobre nossas ações de sustentabilidade. A partir das sugestões que surgiram, o Rio 2016 criou um plano de ações para os temas mais impactantes.
Uma das demandas apresentadas, foi aprofundar os temas discutidos através da criação de rodadas temáticas. Desde o segundo semestre de 2014 os encontros são realizados e os temas debatidos são: acessibilidade, proteção da criança e do adolescente, transparência e diversidade e inclusão.
Além desses canais de diálogos, oferecemos, também, outros meios para que todos os interessados possam acompanhar as ações de sustentabilidade do Rio 2016. Em nosso site disponibilizamos para download uma série de documentos e relatórios e também disponibilizamos um email para que qualquer pessoa, com qualquer dúvida, possa entrar em contato conosco.
Entendemos que manter um relacionamento próximo com nossos stakeholders é fundamental para a transparência e para a gestão dos Jogos. Além disso, essa proximidade facilita a criação de uma rede na qual as organizações podem trabalhar em conjunto para a concretização de objetivos comuns que permanecerão após a realização Jogos.
E você, tem alguma dúvida ou tem algo a nos dizer sobre sustentabilidade dos Jogos? Mande um email para sustentabilidade@rio2016.com!