Voltar para Notícias

Rio 2016 e Prefeitura do Rio juntos na adoção de animais resgatados nas instalações

O que fazer com os cães e gatos encontrados nas instalações Olímpicas? Qual o procedimento correto e como cuidar deles?  Para acabar com estas dúvidas, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e a Prefeitura do Rio criaram o projeto #AbraceUmAmigo, uma campanha de adoção de animais domésticos abandonados achados em áreas de competição. Os bichos são cuidadosamente resgatados e levados para reabilitação na Fazenda Modelo, estrutura da SEPDA (Secretaria de Proteção de Animais Domésticos), exclusiva para o atendimento destes animais, em Guaratiba, no Rio de Janeiro.

Desde 2008 a Fazenda Modelo trata os animais, em período de quarentena,  encaminhados pela Secretaria, vítimas de maus-tratos e abandono. São mais de 13 mil metros quadrados, onde os animais recebem cuidados como: acompanhamento veterinário, vacinas, alimentação adequada, esterilização, exames e cirurgias diversas. Ao receberem alta, são encaminhados para a campanha itinerante “Adotar é o Bicho!” e também ficam disponíveis para adoção no Centro de Proteção Animal. Com a criação da campanha #AbraçeUmAmigo os bichos encontrados, apelidados como “Animais Olímpicos”, também terão a oportunidade de receber todos estes cuidados e a possibilidade de encontrar novas famílias.

 

A iniciativa surgiu em virtude da demanda de cachorros e gatos abandonados que vagam pelas áreas de competição dos Jogos. Uma equipe do time Rio 2016, dedicada à sustentabilidade nas instalações, cuidará do resgate destes animais que, em parceria com a Empresa Olímpica Municipal,  cuidará da reabilitação deles.

Na primeira fase da campanha iniciada há um mês, dois cachorros já foram adotados e outros dois passam agora pelo processo de quarentena, sendo liberados em breve para adoção. A campanha está sendo divulgada nas redes sociais do Rio 2016.

“Eu amo bichos e por isso ajudo voluntariamente na Fazenda Modelo. Lá recebemos muitos animais e nos apaixonamos por todos, mas rolou uma sintonia imensa entre eu o cachorrinho Zeca. Cachorro não é objeto para ser tratado como mercadoria, por isso sou contra este comércio. Existem tantos bichos pra adoção. Adotar é muito amor!”, conta Barbara Moronna, a nova “mãe” de um dos cãezinhos resgatados em Deodoro.

AdoteUmAmigo.Gabriel_Nascimento.040416_NC14085

Barbara Morrona e seu novo carrochinho “Zeca”.

Os interessados na adoção dos “animais Olímpicos” devem entrar em contato com a SEPDA pelo telefone (21) 2976-2932 ou dirigir-se diretamente à Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt), Guaratiba.

A campanha #AbraceUmAmigo terá duração até outubro, após o término dos Jogos Paralímpicos, resgatando, tratando e levando para adoção animais domésticos (que podem ser cachorros, gatos e até cavalos e vacas) encontrados no entorno das instalações olímpicas.

O projeto #AbraceUmAmigo é parceiro do projeto Adotar é o Bicho, da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA).

 

AdoteUmAmigo.Gabriel_Nascimento.040416_NC14397

O gatinho Hércules, resgatado em Deodoro, está à espera de uma família.