Voltar para Notícias

Rio 2016 apaga as luzes do Maracanã para “Hora do Planeta”

No último sábado, dia 18, edifícios e monumentos espalhados pelo planeta ficaram apagados por uma hora em prol de uma causa nobre: a atual questão das mudanças climáticas. Justamente no ano Olímpico, o Comitê Organizador não podia deixar de demonstrar seu apoio à campanha e por isso apagou as luzes do Maracanã, nosso palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Rio 2016, como demonstração do nosso engajamento.

A WWF é um importante parceiro na nossa jornada diária da sustentabilidade para a organização deste grande evento.  Na parte de alimentação dos atletas, por exemplo,  ela é responsável pela coordenação de um grupo com 21 organizações que trabalham diariamente no planejamento de um novo mercado de fornecedores de alimentos mais sustentáveis para oferecermos aos atletas,  família Olímpica e toda força de trabalho.

“ Este é o momento para repensar as ações individuais. O apagar das luzes é uma forma de chamar atenção do mundo inteiro para o assunto. Os Jogos Rio 2016, pela dimensão do evento, não poderiam ficar de fora. Estamos trabalhando com a sustentabilidade na organização destes Jogos e vamos aproveitar a nossa visibilidade em prol da causa”, conta Tania Braga, Gerente geral de Sustentabilidade do Comitê.


O palco das cerimônias de abertura e encerramento dos dos Jogos Rio 2016

Sobre a  “Hora do Planeta”:

Foram mais de 150 cidades brasileiras, incluindo 25 capitais, envolvidas na campanha deste ano. No Rio de Janeiro, além  do Rio 2016 apagar as luzes do Estádio do Maracanã, a cidade também apagou o Museu do Amanhã, os Arcos da Lapa e a Igreja da Penha. Pelo país, a Fonte Luminosa do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e o Elevador Lacerda, em Salvador, são alguns dos mais de 500 monumentos que foram apagados do Norte ao Sul do país.

Para saber mais sobre como o Rio 2016 está combatendo o aquecimento global e conhecer as nossas estratégias de mitigação das emissões de carbono, veja o nosso Relatório de Pegada de Carbono, clicando aqui. (https://www.rio2016.com/sustentabilidade/documentos/) .

 

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre eles, as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole de Atenas e – até mesmo – a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009. Promovido pelo WWF-Brasil, o movimento reúne cidades, empresas e pessoas em todas as regiões do país.

 

Sobre o WWF-Brasil

É uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996 e sediado em Brasília, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

 

www.rio2016.com.br