Voluntários Rio 2016 aprovam novo roteiro para o Passaporte Verde
06 de abril de 2016
Que tal ser “convocado” para conhecer uma trilha deslumbrante na Cidade Maravilhosa? O Rio 2016 em parceria com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – , está promovendo o “Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016”, uma campanha de comunicação e engajamento para o turismo sustentável. Os espectadores que vierem ao Rio de Janeiro terão a oportunidade de desbravar locais que representam as peculiaridades do povo carioca a partir de roteiros autênticos sugeridos no site e aplicativo da campanha.
Sair do roteiro clássico do Rio de Janeiro trocando o óbvio pelo inusitado. Esta é a proposta do Passaporte Verde: mostrar o autêntico Rio de Janeiro para a população e visitantes. O Rio 2016, através do Programa Abraça, está ajudando a tornar a experiência dos espectadores dos Jogos ainda mais interessante. Por meio de um concurso divulgado nas redes sociais, os voluntários selecionados pelo Comitê, terão a oportunidade de viver uma experiência local, e contribuir com sua avaliação, sobre as sugestões de novos roteiros na cidade-sede dos Jogos.
No último final de semana foi a vez de conhecer o projeto Cabritos 360°, um passeio que mistura o turismo de base comunitária com a pegada aventureira bastante procurada pelos “trilheiros”. O projeto desenvolvido pelo CEESC – Centro Eco Esportivo Social Comunitário – promove uma visita pela comunidade dos morros Tabajaras e Cabritos, guiada por condutores comunitários capacitados em 2015. O grupo foi conduzido por dentro da comunidade em direção ao Mirante do Urubu e à Pedra do Maroca, picos localizados na parte mais alta do morro dos Cabritos, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade do Rio. Neste trajeto é possível entrar em contato com a comunidade e entender seus desafios.
Seguindo a essência do mote da campanha “Eu cuido do meu destino”, ninguém melhor que os voluntários que participarão dos Jogos Rio 2016 para conhecerem este lugares.
“São eles que vão cuidar dos atletas, delegações, espectadores e nos ajudarão no sucesso deste grande evento. Esta campanha está sendo desenvolvida para todos que estarão no Rio de Janeiro, sejam cariocas ou não. Vamos apresentar o lado da cidade que poucos conhecem. Das favelas saem muitas manifestações que representam a cultura carioca”, diz Eduardo Freire, responsável pelo Passaporte Verde no programa Abraça.
As opções de roteiros autênticos divulgadas pela campanha contribuem para a geração de renda nas comunidades anfitriãs, a troca de experiências social e cultural, além da oportunidade de conhecer a cidade sob outro ponto de vista. Até o final de maio outros quatro roteiros serão avaliados pelo grupo.
Enquanto preparamos o nosso próximo encontro, veja as fotos do roteiro Cabritos 360°.



