O brasileiro ama “colocar o pé na estrada”!

Em 2013, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou a campanha Passaporte Verde com o objetivo de deixar as experiências turísticas ainda mais interessantes e sustentáveis.

O Rio 2016 comprou esta causa e levou a campanha do Passaporte Verde “para dentro de casa”.

pv1
Realizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai muito além de organizar competições esportivas. O Brasil agora é o centro das atenções, observado pelo mundo inteiro, recebendo pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.  O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 está aproveitando a força do esporte no engajamento para dar uma força à adoção de práticas mais sustentáveis no turismo.

Vamos chegar aos espectadores dos Jogos através de dicas simples de turismo diferente, incentivando o respeito ao meio ambiente, à cultura local e promovendo o desenvolvimento socioeconômico em comunidades do Rio. A campanha vai despertar no turista seu potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável local durante sua estadia.

 

 

pv2
O Rio de Janeiro vai receber o maior evento do mundo. Os cariocas são considerados um povo muito hospitaleiro, esta é a hora de encantar os viajantes. Serão praticamente dois meses ativos de competições esportivas com um intervalo de 15 dias entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Neste cenário festivo, vamos apresentar aos turistas roteiros originais em uma das cidades mais bonitas do mundo! Por meio do apoio à campanha Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016, o Rio 2016 valida o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

– Crescimento econômico através do turismo sustentável gerando empregos e a promoção da cultura local e seus produtos; – Consumo e produção responsáveis, através do incentivo à adoção de práticas sustentáveis e estilos de vida em harmonia com a natureza; – “Vida sobre a terra” que garante a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e seus serviços ambientais.

 

 

Que tal conhecer roteiros autênticos na Cidade Maravilhosa?

mosaico_pv

Os roteiros do Passaporte Verde propõem um novo olhar sobre os destinos escolhidos e fazem um convite a explorar a cidade de maneira autêntica através de experiências que possibilitam um contato maior com a natureza, apresenta opções de turismo de bases comunitárias e projetos socioambientais.

As sugestões ainda incluem dicas da culinária e cultura tradicionais da região, assim com os Patrimônios Mundiais da Humanidade no Brasil, a prática do ecoturismo e o turismo de aventura em Parques Nacionais, caminhadas pela cidade, o incentivo ao uso de bicicleta e transporte público. Além de incentivar a economia local, o visitante ainda vai conhecer o destino escolhido de uma maneira diferente através de experiências inesquecíveis a partir de roteiros autênticos sugeridos no site e aplicativo do Passaporte Verde.

“Fazer escolhas mais sustentáveis ao planejar e vivenciar momentos de turismo, favorece a adoção de novos hábitos. É o momento em que saímos da rotina. O Passaporte Verde propõe preencher esse momento com experiências autênticas, roteiros sustentáveis e ideias simples de como gerar um impacto menor ao visitar outros lugares! Esperamos que muitos atendam a esse chamado, que se inspirem com o convite para adotar um novo estilo de vida” explica Tânia Braga, Gerente geral de Sustentabilidade do Rio 2016.

Seguindo a essência do mote da campanha “Eu cuido do meu destino” as opções de roteiros divulgadas contribuem para a geração de renda nas comunidades anfitriãs, a troca de experiências sociais e culturais, além da oportunidade de conhecer a cidade sob outro ponto de vista.

Assumindo um Compromisso Voluntário

Por meio do Passaporte Verde os hotéis e agências de turismo receptivos são estimulados a adotarem práticas mais sustentáveis.
Para assumir metas de sustentabilidade, cada estabelecimento preenche um formulário de auto avaliação disponibilizado no website da campanha. Clique aqui para saber mais informações.

Visite o www.passaporteverde.org.br

PV3