A proposta do Abraça é entregar a sustentabilidade além do período de realização dos Jogos. Junto com nossos parceiros e patrocinadores, desenvolvemos projetos e programas que funcionam como sementes a serem cultivadas por toda a sociedade.

Nossa forma de trabalhar a sustentabilidade se dá através da integração de três pilares – PLANETA, PESSOAS e PROSPERIDADE – e o nosso objetivo é:

  • estabelecer um padrão de sustentabilidade para a realização de eventos;
  • inserir a sustentabilidade no DNA do desenvolvimento dos Jogos;
  • servir de exemplo de boas práticas sustentáveis;
  • ser transparente através do diálogo com a sociedade.

Planeta

Entregar Jogos de baixo impacto, reduzindo, ao máximo, a pressão sobre recursos materiais e energéticos, sem comprometer a qualidade do evento.

Ao abraçar operações de baixo impacto, o Rio 2016 trabalha orientado para a sustentabilidade nos seus processos. Isso significa que antes mesmo de executar uma atividade, já pensamos em como podemos entregá-la de forma enxuta e eficiente do ponto de vista ambiental.

Eficiência Emissões de carbono Resíduos

Pessoas

Promover Jogos para todos, oferecendo a melhor experiência olímpica e paralímpica em todos os momentos

Ao abraçar as pessoas, o Rio 2016 se propõe a engajá-las e conscientizá-las para temas importantes, como a diversidade, a inclusão e a acessibilidade. O trabalho é fazer com que os valores e as atitudes transcendam os Jogos e sejam inspiração para o comportamento cotidiano das pessoas, das empresas e da sociedade.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO ACESSIBILIDADE CONHECIMENTO

Prosperidade

Promover Jogos prósperos, impulsionando a formação de uma cadeia de fornecedores qualificada e um modelo de gestão que privilegia a transparência.

O Rio 2016 abraça o desafio de ser responsável por tudo aquilo que compra, incluindo o ciclo de desmonte. O objetivo é melhorar o padrão de qualidade dos nossos fornecedores e de suas cadeias produtivas. Seguindo o princípio da transparência, disponibilizamos para o público documentos e relatórios com o nosso modelo de gestão e prestação de contas de todas as atividades. Além disso, criamos um ambiente que facilita o diálogo e a troca com diversos atores da sociedade civil.

FORNECEDORES GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE diálogo

PARCERIAS

  • PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente -> O Rio 2016 conta com a parceria do PNUMA para acompanhar suas ações de sustentabilidade. O acordo de cooperação consiste em: avaliação técnica do trabalho de sustentabilidade realizado pelo Rio 2016, facilitação para o engajamento com a sociedade civil e o passaporte verde, que tem como objetivo sensibilizar para o turismo sustentável.

  • Sebrae – Micro e pequenas empresas fornecedoras do Rio 2016 → O Sebrae no Pódio é um projeto cujo objetivo é qualificar as micro e pequenas empresas para que estas se tornem fornecedoras em potencial do Rio 2016. Além de diagnóstico, capacitação e auxílio para certificação (se necessário), todas as micro e pequenas empresas qualificadas receberão a classificação internacional UNSPSC, chancelada pela ONU.

  • FSC – Madeira certificada → Em parceria com o FSC, o Rio 2016 criou um ambiente favorável para que todos os fornecedores que tenham a madeira como matéria prima possam obter a certificação de cadeia de custódia. Esta certificação garante um processo sustentável desde a extração da madeira até ela ser transformada em produto e vendida ao consumidor final.

  • MSC / ASC – Pescado e frutos do mar certificados → O Rio 2016 firmou parceria com o MSC e o ASC para que fornecedores obtenham a certificação sustentável de peixes e frutos do mar. Em conjunto, Comitê, MSC e ASC trabalham para que haja aumento no número de produtores certificados e no desenvolvimento de pequenos produtores locais.

  • Expo Milano 2015 – intercâmbio de conhecimento de gestão de eventos sustentáveis → A Expo é uma grande feira que acontece em diferentes lugares a cada edição.  Em 2015 ela acontecerá em Milão, na Itália, e um dos seus pilares será a sustentabilidade. Aproveitando a sinergia, o Rio 2016 fez uma parceria com a Expo Milano para promover a troca de conhecimento e melhores práticas de sustentabilidade em grandes eventos.