O tema sustentabilidade começou a ser incorporado na discussão do projeto dos Jogos na década de 90. Até 2006, apenas questões relativas ao meio-ambiente faziam parte do planejamento.

Foi a partir de 2010 que aspectos mais amplos de sustentabilidade – seleção de fornecedores e captação de recursos – tornaram-se parte essencial na organização dos Jogos.

Lillehammer 1994

Meio-ambiente como princípio

PELA PRIMEIRA VEZ A QUESTÃO AMBIENTAL É CONSIDERADA NA ORGANIZAÇÃO DOS JOGOS.

COI E PNUMA firmam um acordo de cooperação e o meio-ambiente é incluído na Carta Olímpica como Princípio Fundamental.

Sydney 2000

Construção verde

OS JOGOS INCORPORARAM O PENSAMENTO VERDE EM TODOS OS ASPECTOS DA GESTÃO

A Vila Olímpica é construída com tecnologia verde, pondo fim ao mito de que o custo desse tipo de construção é muito elevado e inviabiliza a implementação em larga escala.

Turim 2006

PROJETOS AMBIENTAIS E LEGADO

O MEIO AMBIENTE TAMBÉM PASSA A SER CONSIDERADO NO PROJETO DE LEGADO DOS JOGOS.

O Comitê Organizador forma uma aliança estratégica com o PNUMA para fornecer apoio e cooperação na implementação de projetos ambientais ligados aos Jogos e ao seu legado.

Vancouver 2010

MODELO DE SUSTENTABILIDADE

OS JOGOS CHAMARAM A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE.

O Comitê Organizador cria um modelo de governança de sustentabilidade a ser seguido por empresas responsáveis e por grandes eventos esportivos.

Londres 2012

ENVOLVIMENTO COMPLETO

A SUSTENTABILIDADE ESTEVE PRESENTE DESDE A CANDIDATURA DA CIDADE À SEDE DOS JOGOS.

Os Jogos de Londres 2012 foram os primeiros a considerar a sustentabilidade em todos os processos, sendo o planejamento, construção e captação de recursos considerados a partir do conceito “One planet living” da WWF.

Rio 2016

PARA ABRAÇAR A SUSTENTABILIDADE

COM UM PLANO MODERNO DE SUSTENTABILIDADE, O RIO 2016 SE PROPÕE A SER UM CATALIZADOR DE MUDANÇAS POSITIVAS PARA AS PESSOAS E PARA O PAÍS.

Em conjunto com diversos stakeholders, o Comitê Organizador trabalha para que as mudanças e melhorias iniciadas para os Jogos se transformem em um legado duradouro para a cidade e o país.