Voltar para Notícias

Vencedoras do Concurso das Almofadas se reúnem para workshop

“Nunca imaginei que pudesse fazer parte de um evento tão grandioso como este”, comenta Jurema da Silva, 55 anos, uma das artesãs da “Nêga Rosa”, uma das cooperativas selecionadas para a confecção das almofadas das Vilas dos Atletas e de Mídia.

Na última sexta-feira (28/8),  23 representantes das quatro cooperativas vencedoras do Concurso das Almofadas ( Rede Asta, Casa da Cultura, Nêga Rosa e Rede Ecosol) promovido pelo Rio 2016, se encontraram para um workshop na sede do Comitê. Durante toda a manhã elas assistiram às apresentações das áreas de marca e sustentabilidade sobre a história dos Jogos, além da inspiração e o desenvolvimento das marcas dos Jogos Rio 2016.

“Foi uma manhã muito produtiva e agradável.  Nós sempre realizamos workshops e treinamentos de marca e design, mas o público dessa vez foi realmente especial. Foi bom dividir nossa experiência e repassar para as cooperativas as lições que aprendemos com o maior evento do mundo ”, conta Juliana Faria, coordenadora de marca do Rio 2016.

Ao todo serão entregues mais de 22 mil almofadas que vão decorar as Vilas dos Atletas e de Mídia durante a realização do Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O trabalho termina em fevereiro de 2016 e será produzido por quatro cooperativas formadas por costureiras de comunidades cariocas de baixa renda.

O concurso tem como objetivo garantir a participação, inclusão e promoção de grupos produtivos, artesãos e pequenos produtores na organização dos eventos. Para nos ajudar na capacitação dos grupos um consultor do Sebrae também ficará disponível caso as cooperativas tenham alguma dificuldade para integrar o projeto.

“Nosso objetivo ao incluir as cooperativas e artesãos como fornecedores dos Jogos foi levar oportunidade e renda para esses grupos. Queremos mostrar ao mundo o trabalho delas e valorizar o artesanato e mão de obra local. Vamos dar todo o suporte necessário para a entrega, mas é importante contar com todo o envolvimento delas”, acrescenta Sabrina Porcher, especialista de legado e engajamento, que está à frente do projeto.

Ao final do evento as artesãs receberam quatro visitas especiais para parabenizá-las pela vitória do concurso. Os ex-atletas Ricardo Prado, Giovane Gavio, Tande e Robson Caetano foram conferir de perto o resultado do workshop e dar as boas-vindas às artesãs ao “Universo Olímpico”.

 

 

Giovane Gavio e Tandem foram conferir o resultado do workshop das artesãs.

Giovane Gavio e Tande foram conferir o resultado do workshop das artesãs.

Muita descontração durante a visita de Robson Caetano ao Workshop.

Muita descontração durante a visita de Robson Caetano ao Workshop.

As costureiras durante o trabalho desenvolvido pela equipe de branding.

As costureiras durante o trabalho desenvolvido pela equipe de branding.

As costureiras mostram seus trabalhos no workshop na sede do Comitê Rio 2016

As costureiras mostram seus trabalhos no workshop na sede do Comitê Rio 2016