Voltar para Notícias

TRILHA DO MORRO DOIS IRMÃOS AGORA TAMBÉM É PASSAPORTE VERDE

 

TOPO

Um domingo de sol no Rio de Janeiro já é suficiente para qualquer turista aproveitar a Cidade Maravilhosa da melhor forma possível. Praias cheias, orla fechada para lazer e novos museus, estão entre as muitas atrações da cidade.

Porém imagine curtir uma temporada como um carioca de verdade, descobrindo lugares ainda pouco explorados no Rio. Que tal uma experiência mais original? Uma programação que ofereça contato com a natureza e comunidades locais? A trilha do Morro Dois Irmãos agora está entre os novos roteiros autênticos do Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016.

O tour do último domingo (15), o terceiro capítulo da nossa história sobre os novos roteiros, teve Adam Newman, fundador do projeto Favela Experience, como o host desta aventura turística, uma parceria que nos permitiu conhecer a comunidade como um nativo da região. Um grupo formado por 35 pessoas, entre staff e voluntários do Rio 2016 foi conferir a nova dica da campanha. A experiência teve início na pracinha de acesso ao Morro do Vidigal, localizada na Avenida Niemeyer, no Leblon.

O dia começou na trilha com um dos visuais mais interessantes do Rio, imagine só: início pela comunidade do Vidigal, ao subir a pedra é possível ver do lado esquerdo o bairro de São Conrado, marcante por suas diferenças sociais onde mansões e casebres misturam-se num contraste homogêneo, um exemplo do crescimento urbano que caracteriza o Rio de Janeiro. Do lado direito da trilha, a vista deslumbrante para as praias e cadeias montanhosas da cidade, de onde é possível também observar os bairros da zona sul contemplados entre ambas belezas naturais.

Ao longo da subida, Russo, nosso guia nativo da comunidade, nos contava histórias que peculiares das transformações locais, destacando pontos relevantes da comunidade, envolvendo-nos na atmosfera de um passeio único. No caminho encontramos moradores do Vidigal comercializando bebidas, lanche e sacolés, interagindo de forma alegre e vibrante com os visitantes, o que fez com que nos sentíssemos ainda mais à vontade. Uma coisa ficou clara na atividade do Morro Dois Irmãos: os cariocas sabem como receber bem seus visitantes.

 

MOSAICO

Do topo da trilha uma das vistas mais impressionantes do Rio de Janeiro, a razão pela qual podemos nos orgulhar de ter no Brasil a mundialmente conhecida “Cidade Maravilhosa”. O mar multicolorido, a Lagoa Rodrigo de Freitas formando um coração, o Cristo Redentor de braços abertos, e os bairros de São Conrado, Ipanema e Copacabana juntos na mesma “fotografia”. Definitivamente um passeio para ficar guardado na memória.

O retorno cumpriu o papel que prometeu e todos esperavam: apresentar projetos locais dentro da comunidade, o que nos deu a oportunidade de conhecer pessoas e propostas engajadoras.

Conhecer as comunidades cariocas é sem dúvida uma das experiências mais interessantes do Rio de Janeiro. Agora conhecer os comunitários que vivem ali é algo que precisa ser vivido para entender o significado do que é ser comunidade. Histórias de vidas e propósitos que vão além das dificuldades e limites que a geografia impõe. Portanto não deixe passar esta oportunidade e conheça o Rio de Janeiro sob outros ângulos. Envolva-se, e viva de perto a autenticidade da Cidade Maravilhosa.

 

SOBRE O PASSAPORTE VERDE

A campanha Passaporte Verde apresenta formas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, que respeita o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades receptoras.  O objetivo é sensibilizar o turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante o período de férias e lazer. Isso é legado.

Até o final de julho os cinco novos roteiros estarão disponíveis no site e aplicativo do Passaporte Verde. Escolha a programação do seu próximo final de semana.

Você pode encontrar o novo roteiro autêntico no www.passaporteverde.org.br