Rio 2016 abre as portas para o 3º Diálogo com a Sociedade Civil
18 de novembro de 2015
O Comitê Rio 2016 recebeu pela terceira vez organizações da sociedade civil e parceiros para apresentar os avanços das ações desenvolvidas desde a primeira edição dos Diálogos em 2013. Foram dois dias de agenda bem cheia e motivadora. A intenção do evento, desta vez guiado pelo tema Legado dos Jogos Rio 2016, foi reforçar o compromisso com a transparência e dar um retorno sobre os assuntos discutidos nas duas primeiras edições, em 2013 e 2014.
Na última segunda- feira (16) o auditório da sede se transformou em um polo de ideias. O evento, comandado por facilitadoras, misturou pessoas, provocou interação, levou novos conhecimentos e inspirou discussões para possíveis soluções.
Com a intenção de induzir os participantes a embarcarem numa viagem lúdica, foi realizado um “World Café” que incentivou os convidados a expressarem, através de desenhos e conversas, as suas percepções sobre sustentabilidade e qualidade de vida para um Rio de Janeiro ideal.
A participação especial de dois facilitadores gráficos deu um charme a este momento do evento. Motivados pelo tema “Rio dos meus sonhos” eles criaram um resumo visual de fácil compreensão, reunindo os assuntos abordados neste primeiro dia de Diálogos.
“Este é o momento de receber as organizações na nossa casa, contar sobre o que estamos fazendo e ouvir suas sugestões. Desde 2013 os encontros são sempre produtivos e nos despedimos com a sensação mútua de dever cumprido. É praticamente a nossa reta final. Foi muito produtivo para o Rio 2016 e tenho certeza que foi interessante para eles também”, conta Elisa Dettoni, Coordenadora de Engajamento e Legado para Sustentabilidade do Rio 2016.
Painéis informativos apresentaram a consolidação dos grandes temas – Transparência, Acessibilidade, Proteção à Crianças e Adolescentes, Educação para Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, Mudanças Climáticas, Mobilidade Urbana e outros. Para cada item listado foi relacionado seu status atual: incorporado; incorporado parcialmente, não incorporado ou fora do escopo do Comitê. Para as recomendações que se enquadravam nestas últimas três opções foram apresentadas também as suas justificativas.
Os convidados conheceram outros projetos do Rio 2016 como o Transforma (Educação), o Sobre Rodas (Acessibilidade), o Programa de Voluntariado, as ações da área de Diversidade e Inclusão e ainda o nosso parceiro Passaporte Verde.
No segundo dia o ponto alto foi a participação de entidades governamentais. A Empresa Olímpica Municipal, a Casa Civil do Rio de Janeiro e o Ministério dos Esportes estavam presentes para mostrar as ações.

Inspirados nas conversas do encontro, facilitadores gráficos produziram o resumo visual do evento

O evento teve dinâmicas durante os dois dias que induziram à novas ideias.

Os participantes experimentaram e aprovaram a sugestão do “Sobre Rodas”.

A experimentação nas cadeiras incluiu um roteiro pela sede do Rio 2016

O Passaporte Verde estimulou sugestões para um turismo mais responsável.

Os convidados trocaram muitas ideias durante o World Café.