Voltar para Notícias

Prefeitura do Rio, Cisco e Rio 2016 formam primeira turma do curso Técnico Cidade Olímpica

Henri Passos - CISCO_156

Diploma na mão e sorriso no rosto. Assim foi a cerimônia de formatura dos mais de 200 jovens do programa Técnico Cidade Olímpica, no último dia 23, em Madureira. O projeto é uma iniciativa da Cisco, apoiadora oficial dos Jogos Rio 2016, em parceria com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e o Comitê Rio 2016, por meio do Programa Abraça.

Foram mais de 1.200 horas/aula para 8 turmas, realizadas nas Naves do Conhecimento, projeto da Prefeitura do Rio que funciona como um polo de inclusão digital em diferentes bairros da cidade.

A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro trouxe a esperança de um futuro melhor para os cariocas. Com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho na área de tecnologia e a geração de renda para os jovens de diferentes comunidades, o curso está preparando novos profissionais para trabalhar com os parceiros de tecnologia durante os Jogos e ainda abastecer o mercado.

O Programa Abraça Capacitação está junto com a Cisco, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, neste empreendedorismo social, com o objetivo de fomentar o mercado com novos profissionais, e principalmente abrir portas também para o público feminino nesta área.

“Temos uma importante missão de fazer com que os valores Olímpicos e as atitudes positivas transcendam os Jogos e sejam inspiração para o comportamento cotidiano das pessoas, das empresas e da sociedade. Por isso é importante contar com um parceiro como a Cisco nesta jornada e desenvolvimento de um legado social e transformador para o Rio. Está sendo muito gratificante ver que este mercado está expandindo também para o público feminino. Entregamos diplomas para 33 alunas, o que mostra a ampliação da diversidade neste setor ”, diz Tânia Braga, Gerente Geral de Sustentabilidade do Rio 2016”.

Henri Passos - CISCO_106

A parceria da Cisco com o projeto Naves do Conhecimento da Prefeitura também contemplou a criação de espaços multiuso, equipados com as mais modernas tecnologias de colaboração. Foram instalados mais de 3 toneladas de equipamentos de infraestrutura de conectividade e soluções de colaboração da Cisco, capazes de revolucionar a forma como as pessoas recebem e compartilham conhecimento. (Cisco está concentrando seus esforços na construção de um legado social duradouro para o Rio de Janeiro)

“Tecnologia é uma área com várias possibilidades de desenvolvimento de carreira e profissionais deste setor estão sendo muito requisitados pelo mercado, principalmente com a chegada de um evento com a proporção dos Jogos. Queremos transformar a vida das pessoas e as cidades por onde passamos, compartilhando conhecimento e promovendo a inclusão por meio da tecnologia”, afirma Rodrigo Uchoa, diretor de novos negócios e coordenador do projeto Rio 2016 na Cisco.

Henri Passos - CISCO_138

A metodologia, ferramentas e conteúdos utilizados são os mesmos do programa global Cisco Networking Academy, complementados por conteúdos desenvolvidos para capacitação de profissionais que atuarão no suporte às tecnologias de rede implementadas para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio. Esta formação também permitirá aos jovens entrar no mercado de TI, independentemente de serem contratados para trabalhar nos Jogos. Isso é o que chamamos de legado.