Voltar para Notícias

“Na trilha do mico” – Simplesmente inesquecível

A partir deste mês, o Rio de Janeiro vai ganhar um presente e oferecer aos seus visitantes mais uma experiência de tirar o fôlego.

Você já pensou em aproveitar a estadia na cidade para curtir um passeio que poucos já fizeram? O Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016 acabou de ganhar mais um novo roteiro autêntico. Desta vez o mico-leão-dourado é a estrela da programação. O projeto “Na trilha do mico” te leva para um observação dos micos-leões –dourados em seu habitat natural. Uma espécie que há décadas foi anunciada em extinção, agora volta com sua população recuperada antes do previsto. O que poucas pessoas sabem é que este resultado foi alcançado através de um trabalho intenso que vem sendo desenvolvido há décadas na cidade de Silva Jardim (RJ), com profissionais especializados que se dedicam exclusivamente à proteção, preservação e estudo dos micos.

Mico-Leão-Dourado

Foto: Eduardo Freire / Rio 2016

 

A Associação do Mico-Leão-Dourado (AMLD), à frente do projeto desde 1992, comemora a meta atingida: a população de micos que antes era de 200, cresceu para 3200 vidas. No início do projeto, a ideia era atingir este número somente em 2025, porém com o esforço da equipe da AMLD e todo os demais envolvidos, o objetivo foi conquistado com anos de antecedência. Mas o que por um lado parece bom, por outro ainda existem outras coisas a serem feitas. Para a preservação da espécie, os micos precisam de uma área maior de floresta. A AMLD agora luta pela construção de “corredores verdes” na região – área que contempla três municípios : Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio Bonito – , um modelo de viaduto arborizado por onde os animais silvestres possam atravessar a mata sofrendo menos o impacto da urbanização e construção de rodovias.

 

passaporte_verde_mico_leao.gabriel_nascimento.04062016._N1C8514

Andreia Martins, Coordenadora do Projeto “Na Trilha do Mico”. Foto: Gabriel Nascimento / Rio 2016

 

O Rio 2016 esteve presente no último final de semana na Reserva Biológica de Poço das Antas para conhecer o programa e celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente com a divulgação deste projeto tão bem sucedido. A nova fase de profissionalização e regularidade das visitas de observação do mico-leão-dourado, promovidos pela AMLD agora faz parte do Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016, o programa de incentivo ao turismo sustentável e responsável para os espectadores do Jogos. A presença do Comitê Organizador marcou a nova fase de visitas, agora organizadas com o suporte de um empresa de ecoturismo, aproveitando a visibilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

passaporte_verde_mico_leao.gabriel_nascimento.04062016._N1C8524

Funcionários do Comitê Rio 2016 conhecem o roteiro – Foto: Gabriel Nascimento / Rio 2016

 

Além da observação dos micos, a programação continua até a o Centro Educativo da Reserva Biológica de Poço das Antas / ICMBIO para um descontraído bate-papo sobre o projeto e tudo com que vem sendo desenvolvido pela AMLD. Os visitantes também visitam a simpática “micolojinha” com souvenirs diferenciados.

A segunda parte do passeio fecha com um “almoço na roça”, onde é possível experimentar uma culinária típica das fazendas brasileiras em um ambiente extremamente acolhedor, na Fazenda dos Cordeiros, ainda em Silva Jardim. No local, os grupos visitam um viveiro de mudas nativas, a Área de Preservação Permanente (APP) do Indiana Jones (o lugar ganhou este apelido após a visita do ator Harrison Ford, em 2014) e ainda têm a oportunidade de plantar sua muda de Mata Atlântica.

 

passaporte_verde_mico_leao.gabriel_nascimento.04062016._N1C8620

“Almoço na roça” na Fazenda dos Cordeiros – Foto: Gabriel Nascimento/Rio 2016

 

O Passaporte Verde se identifica com o projeto pelo compromisso ambiental e autenticidade da proposta. O “Na trilha do Mico” gera oportunidades de trabalho e renda para os moradores de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio Bonito.

“ Não queremos que as pessoas venham aqui somente ver os micos, o projeto quer continuar realizando os trabalhos de conservação ambiental na região. A população de micos aumentou, agora precisamos de ajuda com a divulgação do projeto o incentivo à construção de um corredor verde para que o trânsito dos animais silvestres”, explica Luis Paulo Ferraz, Secretário Executivo da Associação do Mico-Leão-Dourado.

passaporte_verde_mico_leao.gabriel_nascimento.04062016._N1C8274

Foto: Gabriel Nascimento / Rio 2016

 

Caminhada pela Trilha

Foto: Gabriel Nascimento / Rio 2016

 

passaporte_verde_mico_leao.gabriel_nascimento.04062016._N1C8632

Foto: Gabriel Nascimento / Rio 2016

 

Gostou? Visite o Passaporte Verde para mais informações. As reservas devem ser feitas com antecedência e acontecerão duas vezes por semana.

Programe-se.