Any discussion on holding the Olympic and Paralympic Games in Rio de Janeiro involves huge numbers, considering that the planet’s biggest sporting event will be staged over 45 days. Imagine the impact of this on the consumption of natural resources, like water and energy, on the consumption of food and raw materials, and on waste production…
Now imagine the challenge of transforming this impact into an opportunity to adopt and disseminate sustainable practices. Got the picture? The Rio 2016 Organising Committee has not only taken on this challenge, but is fully embracing the cause. Hence the Rio 2016 sustainability brand – Embrace.
SUSTAINABILITY CHALLENGES FOR THE RIO 2016 GAMES
- Combate ao Desmatamento
- Medalhas Sustentáveis
- Jogos sem Barreiras
- Inclusão Digital e FormaÇão Profissional
- Acessibilidade na Vila Olimpíca e Paralímpica
- Jogos para Todos
- Solutions for Combate ao Desmatamento
- O Rio 2016 contribui para a luta contra o desmatamento ao adquirir papel e madeira somente de fontes responsáveis e certificadas. O comércio de papel e produtos de madeira é uma das principais causas de desmatamento. Garantimos que tudo feito de madeira tenha uma fonte apropriada. Mesas, cadeiras, prateleiras, bancadas e especialmente o pódio das medalhas, um dos principais símbolos Olímpicos, tudo é importante para combater o desmatamento. A certificação traz benefícios diretos para os ecossistemas, protegendo a biodiversidade e os direitos dos povos da floresta, e para áreas de significativo valor cultural e ambiental. A certificação beneficia trabalhadores e comunidades ao proteger seu ambiente natural e o valor da floresta.
- Solutions for Medalhas Sustentáveis
- Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as medalhas de premiação dos atletas foram produzidas de forma sustentável. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados nesta produção são reciclados. A prata veio de espelhos e janelas de carro e o cobre de antigos equipamentos, que estavam fora de uso na Casa da Moeda. Preocupada com o uso do mercúrio nos processos de extração de ouro, o Rio 2016 estabeleceu normas para as minas que participam do processo de fabricação das medalhas. O ouro é 100% livre de mercúrio. Os fornecedores de metais preciosos comprovaram seguir as diretrizes de desenvolvimento social e proteção ambiental estabelecidas pelo Rio 2016. Como legado, a Casa da Moeda se comprometeu a implementar diretrizes para comprar apenas ouro livre de mercúrio.
- Solutions for Jogos sem Barreiras
- Mais do que estimular indivíduos e organizações a pensar sobre a importância da acessibilidade, o objetivo do Comitê Rio 2016 é promover uma verdadeira mudança de percepção em relação à pessoa com deficiência. Pela primeira vez as áreas de público e competição terão piso tátil e de alerta, que permitem a pessoas com deficiência visual se locomover com autonomia. Durante os eventos-teste de 2015, foram realizadas 14 sessões de treinamentos sobre acessibilidade, alcançando duas mil pessoas. Entre os participantes do treinamento, estão 92 motoristas, 180 operários e engenheiros, 120 funcionários de aeroportos, 200 gerentes de diferentes redes hoteleiras e mais de 100 fornecedores de serviços de limpeza e operação ambiental que estão trabalhando nos Jogos.
- Solutions for Inclusão Digital e FormaÇão Profissional
- Inclusão digital e formação profissional foram dois temas presentes entre as metas de sustentabilidade na organização dos Jogos Rio 2016. Nosso modelo de operações foi elaborado para criar valores e deixar um legado. Estudamos as atividades necessárias para realizar os Jogos, e como elas poderiam gerar um efeito cascata de benefícios. Aproveitamos a oportunidade para fornecer treinamento de qualidade à potenciais fornecedores e contribuir para a empregabilidade na cidade. O Rio 2016 se uniu à Cisco em uma iniciativa elaborada para conectar mais pessoas ao setor de tecnologia. O programa forneceu capacitação em tecnologia ajudando a formar uma nova geração de profissionais do setor. Após completarem o treinamento no projeto “Técnico Cidade Olímpica”, centenas de jovens foram contratados por parceiros tecnológicos do Rio 2016. Motivado pelo sucesso e engajamento ao programa, a Cisco está expandindo o programa para o Brasil. O objetivo é até 2017 dobrar o número de estudantes impactados, de 25 mil para 50 mil.
- Solutions for Acessibilidade na Vila Olimpíca e Paralímpica
- A acessibilidade na Vila dos Atletas também é um ponto de destaque nesta edição dos Jogos Rio 2016. Todos os acessos dos prédios e instalações temporárias e definitivas possuem rampas de acesso. Pela primeira vez uma Vila Paralímpica ganhou piscinas com escadas com corrimão, áreas de transferência para cadeiras de rodas e equipamentos mecânicos para pessoas com maiores limitações de movimento. São mais de duas mil barras de apoio fixadas em todos 700 quartos adaptados. A vila também ganhou jardins sensoriais que permitem pessoas com deficiência visual conhecer as espécies de plantas por meio do toque e do olfato. O deslocamento dentro da Vila também é totalmente acessível. Todo o transporte dentro da Vila para atletas cadeirantes está sendo feito por ônibus acessíveis com rampas de chão rebaixadas e pelo menos três assentos reservados para cadeiras de rodas por veículo.
- Solutions for Jogos para Todos
- Diversidade e igualdade de oportunidades estão presentes em nossa rotina e materializadas no perfil plural de nossos profissionais. Trabalhamos para criar e reforçar a cultura da diversidade, de acordo com os valores Olímpicos e Paralímpicos, o que significa ações de apoio à inclusão de minorias e aumentar a diversidade de nossa força de trabalho, fornecedores e público. Fornecedores de produtos e serviços foram orientados a priorizarem a diversidade em seu processo de contratação. Colaboramos com o SEBRAE em um programa de capacitação para companhias lideradas por grupos minoritários. Entre as ações para apoiar uma participação diversificada e inclusiva do público estão preços acessíveis de ingressos e meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes.
NÚMEROS
-
10.000 escolas (públicas e privadas) participando do Programa de Educação Transforma.
76% do montante gasto nas compras de bens e serviços
foram contratados de empresas brasileiras.As atividades do Comitê Organizador Rio 2016 são
100% financiadas com recursos privados.
Recuperação Ambiental: 44 hectares of net habitat creation of in the golf venue. 7.3 hectares de vegetação natural restaurada no Parque Olímpico.

Parque Olímpico de Deodoro: 49 hectares de área verde abertos à comunidade local para o lazer, trazendo benefícios para 1.14 milhões de pessoas.

A Arena do Futuro será desmontada e reutilizada na construção de 4 escolas públicas na cidade.

Transportes públicos: Mais de 60% do transporte público em linhas de alta capacidade (contra 18% em 2009)
Saneamento: 10 novas estações de tratamento de águas residuais e 2100 km de sistema de coleta na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Concluindo a realização do objetivo de compensar
2 milhões de toneladas de CO2.100% dos móveis de madeira
com origem legal e sustentável.Para cada R$ 1 investido em instalações desportivas, outros R$5 são investidos em projetos de legado, que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro.

Antes do início dos jogos, 356.19 toneladas de resíduos recicláveis enviados para cooperativas e indústrias de reciclagem.
3,500 toneladas de resíduos recicláveis enviados para cooperativas durante os Jogos (estimativa)
Mais de 50,000 voluntários recrutados e treinados.