Falar de Jogos Olímpicos e Paralímpicos na cidade do Rio de Janeiro é falar de números grandiosos, já que em um período de 45 dias são realizadas as maiores competições esportivas do planeta. Imagina o impacto desses números no consumo de recursos naturais, como água e energia, no consumo de alimentos, de matéria-prima, na geração de resíduos…
Agora imagina o desafio de transformar este impacto em uma oportunidade para a adoção e difusão de práticas mais sustentáveis. Imaginou? Pois é, o Comitê Rio 2016 não só aceita esse desafio, como, definitivamente, abraça a causa. Aliás, é por isso, inclusive, que a marca da sustentabilidade Rio 2016 é o Abraça!
DESAFIOS DE SUSTENTABILIDADE NOS JOGOS RIO 2016
- Combate ao Desmatamento
- Medalhas Sustentáveis
- Jogos sem Barreiras
- Inclusão Digital e FormaÇão Profissional
- Acessibilidade na Vila Olimpíca e Paralímpica
- Jogos para Todos
- Soluções para Combate ao Desmatamento
- O Rio 2016 contribui para a luta contra o desmatamento ao adquirir papel e madeira somente de fontes responsáveis e certificadas. O comércio de papel e produtos de madeira é uma das principais causas de desmatamento. Garantimos que tudo feito de madeira tenha uma fonte apropriada. Mesas, cadeiras, prateleiras, bancadas e especialmente o pódio das medalhas, um dos principais símbolos Olímpicos, tudo é importante para combater o desmatamento. A certificação traz benefícios diretos para os ecossistemas, protegendo a biodiversidade e os direitos dos povos da floresta, e para áreas de significativo valor cultural e ambiental. A certificação beneficia trabalhadores e comunidades ao proteger seu ambiente natural e o valor da floresta.
- Soluções para Medalhas Sustentáveis
- Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as medalhas de premiação dos atletas foram produzidas de forma sustentável. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados nesta produção são reciclados. A prata veio de espelhos e janelas de carro e o cobre de antigos equipamentos, que estavam fora de uso na Casa da Moeda. Preocupada com o uso do mercúrio nos processos de extração de ouro, o Rio 2016 estabeleceu normas para as minas que participam do processo de fabricação das medalhas. O ouro é 100% livre de mercúrio. Os fornecedores de metais preciosos comprovaram seguir as diretrizes de desenvolvimento social e proteção ambiental estabelecidas pelo Rio 2016. Como legado, a Casa da Moeda se comprometeu a implementar diretrizes para comprar apenas ouro livre de mercúrio.
- Soluções para Jogos sem Barreiras
- Mais do que estimular indivíduos e organizações a pensar sobre a importância da acessibilidade, o objetivo do Comitê Rio 2016 é promover uma verdadeira mudança de percepção em relação à pessoa com deficiência. Pela primeira vez as áreas de público e competição terão piso tátil e de alerta, que permitem a pessoas com deficiência visual se locomover com autonomia. Durante os eventos-teste de 2015, foram realizadas 14 sessões de treinamentos sobre acessibilidade, alcançando duas mil pessoas. Entre os participantes do treinamento, estão 92 motoristas, 180 operários e engenheiros, 120 funcionários de aeroportos, 200 gerentes de diferentes redes hoteleiras e mais de 100 fornecedores de serviços de limpeza e operação ambiental que estão trabalhando nos Jogos.
- Soluções para Inclusão Digital e FormaÇão Profissional
- Inclusão digital e formação profissional foram dois temas presentes entre as metas de sustentabilidade na organização dos Jogos Rio 2016. Nosso modelo de operações foi elaborado para criar valores e deixar um legado. Estudamos as atividades necessárias para realizar os Jogos, e como elas poderiam gerar um efeito cascata de benefícios. Aproveitamos a oportunidade para fornecer treinamento de qualidade à potenciais fornecedores e contribuir para a empregabilidade na cidade. O Rio 2016 se uniu à Cisco em uma iniciativa elaborada para conectar mais pessoas ao setor de tecnologia. O programa forneceu capacitação em tecnologia ajudando a formar uma nova geração de profissionais do setor. Após completarem o treinamento no projeto “Técnico Cidade Olímpica”, centenas de jovens foram contratados por parceiros tecnológicos do Rio 2016. Motivado pelo sucesso e engajamento ao programa, a Cisco está expandindo o programa para o Brasil. O objetivo é até 2017 dobrar o número de estudantes impactados, de 25 mil para 50 mil.
- Soluções para Acessibilidade na Vila Olimpíca e Paralímpica
- A acessibilidade na Vila dos Atletas também é um ponto de destaque nesta edição dos Jogos Rio 2016. Todos os acessos dos prédios e instalações temporárias e definitivas possuem rampas de acesso. Pela primeira vez uma Vila Paralímpica ganhou piscinas com escadas com corrimão, áreas de transferência para cadeiras de rodas e equipamentos mecânicos para pessoas com maiores limitações de movimento. São mais de duas mil barras de apoio fixadas em todos 700 quartos adaptados. A vila também ganhou jardins sensoriais que permitem pessoas com deficiência visual conhecer as espécies de plantas por meio do toque e do olfato. O deslocamento dentro da Vila também é totalmente acessível. Todo o transporte dentro da Vila para atletas cadeirantes está sendo feito por ônibus acessíveis com rampas de chão rebaixadas e pelo menos três assentos reservados para cadeiras de rodas por veículo.
- Soluções para Jogos para Todos
- Diversidade e igualdade de oportunidades estão presentes em nossa rotina e materializadas no perfil plural de nossos profissionais. Trabalhamos para criar e reforçar a cultura da diversidade, de acordo com os valores Olímpicos e Paralímpicos, o que significa ações de apoio à inclusão de minorias e aumentar a diversidade de nossa força de trabalho, fornecedores e público. Fornecedores de produtos e serviços foram orientados a priorizarem a diversidade em seu processo de contratação. Colaboramos com o SEBRAE em um programa de capacitação para companhias lideradas por grupos minoritários. Entre as ações para apoiar uma participação diversificada e inclusiva do público estão preços acessíveis de ingressos e meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes.
NÚMEROS
-
10.000 escolas (públicas e privadas) participando do Programa de Educação Transforma.
76% do montante gasto nas compras de bens e serviços
foram contratados de empresas brasileiras.As atividades do Comitê Organizador Rio 2016 são
100% financiadas com recursos privados.
Recuperação Ambiental: 44 hectares of net habitat creation of in the golf venue. 7.3 hectares de vegetação natural restaurada no Parque Olímpico.

Parque Olímpico de Deodoro: 49 hectares de área verde abertos à comunidade local para o lazer, trazendo benefícios para 1.14 milhões de pessoas.

A Arena do Futuro será desmontada e reutilizada na construção de 4 escolas públicas na cidade.

Transportes públicos: Mais de 60% do transporte público em linhas de alta capacidade (contra 18% em 2009)
Saneamento: 10 novas estações de tratamento de águas residuais e 2100 km de sistema de coleta na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Concluindo a realização do objetivo de compensar
2 milhões de toneladas de CO2.100% dos móveis de madeira
com origem legal e sustentável.Para cada R$ 1 investido em instalações desportivas, outros R$5 são investidos em projetos de legado, que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro.

Antes do início dos jogos, 356.19 toneladas de resíduos recicláveis enviados para cooperativas e indústrias de reciclagem.
3,500 toneladas de resíduos recicláveis enviados para cooperativas durante os Jogos (estimativa)
Mais de 50,000 voluntários recrutados e treinados.