Desenvolvendo fornecedores para o mercado
13 de março de 2015
Uma das premissas de gestão do Rio 2016 é transformar os desafios em oportunidades para a cidade e o país. Para a área de suprimentos, usar a demanda dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma grande chance para incentivar o desenvolvimento sustentável do mercado nacional. Com isso, o Rio 2016 enxergou a oportunidade de capacitar micro e pequenas empresas e qualifica-las como potenciais fornecedoras dos Jogos.
Mas não seria tarefa nada fácil capacitar cerca de 2000 possíveis fornecedores dos mais diversos segmentos em tão pouco tempo. Para tornar essa missão possível, em 2013 o Rio 2016 assinou um acordo de cooperação técnica com o Sebrae. Através do programa Sebrae no Pódio, os fornecedores são capacitados e qualificados de forma que estejam aptos não só a atender as demandas dos Jogos, mas também demandas cada vez mais exigentes do mercado em geral.
O Sebrae no Pódio atua em duas frentes: desenvolvimento de micro e pequenas empresas para fornecimento direto para o Rio 2016 e qualificação das empresas para atuarem na cadeia produtiva dos Jogos. O encadeamento produtivo acontece por meio de rodadas de negócio envolvendo o Rio 2016, o Sebrae, a empresa contratada e as micro e pequenas empresas interessadas na subcontratação.
Para participar do programa, micro e pequenos empresários devem procurar o Sebrae do seu estado ou participar dos eventos organizados pelo Sebrae no Pódio. Depois de um diagnóstico inicial que avalia o nível de gestão da empresa, o Sebrae oferece o suporte através de consultoria e capacitação para que ela possa se qualificar a fornecer para os Jogos.
Todos as empresas selecionadas como potenciais fornecedoras dos Jogos recebem, ainda, a classificação UNSPSC, um código internacional de padronização de produtos e serviços chancelado pela ONU. O código viabiliza transações comerciais que utilizam um padrão internacional, facilitando a entrada dessas empresas em novos mercados, aumentando, assim, o seu potencial de vendas e lucratividade.
Você é micro ou pequeno empreendedor e tem interesse em fornecer para os Jogos? Que tal procurar um Sebrae e saber como fazer para participar do Sebrae no Pódio? Para mais informações, acesse o site http://portaldesuprimentos.rio2016.com/ ou http://www.sebraenopodio.com.br/