SOBRE RODAS RIO 2016 AVANÇA BRASIL AFORA
03 de dezembro de 2015
Já parou para pensar que seu trajeto de casa para o trabalho, tomar um café com os colegas da empresa ou sair para almoçar com os amigos são atividades rotineiras e simples? E se você tivesse sua mobilidade reduzida por algum motivo? Quanto tempo um cadeirante levaria para desenvolver cada uma dessas atividades? Difícil saber sem experimentar. Foi essa afirmativa que inspirou o Rio 2016 a desenvolver um programa de experimentação em cadeiras de rodas com seus funcionários.
Sucesso entre os colaboradores desde 2013, o projeto tem como objetivo sensibilizar e engajar para a importância da acessibilidade e promover a mudança de percepção com relação às pessoas com deficiência. Depois do êxito dentro do Comitê Rio 2016 o projeto foi ao Parque Olímpico, onde os operários tiveram um workshop técnico sobre acessibilidade e participaram da experimentação em cadeira de rodas e vendados. O programa também esteve no Sustainable Brands, em agosto no Rio de Janeiro, onde conquistou os primeiros interessados pela implantação do programa fora do Comitê Rio 2016.
Saiba mais sobre o programa:
Você não é cadeirante. Mas e se fosse? (clique aqui)
Blog Imagina nos Jogos: Loucos que inspiram (clique aqui)
Blog Imagina nos Jogos: Não sou cadeirante. Mas e se eu fosse? (clique aqui)
Gostou? Leve esta ação para sua empresa ou organização.
Além de orgulho deste projeto, agora temos uma novidade, nosso projeto de experimentação em cadeira de rodas vai ganhar o país! Neste dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Comitê Rio 2016 lança a campanha nacional de engajamento através do “Sobre Rodas”.
Que tal levar este projeto para o seu local de trabalho? Então mão na massa, quer dizer, mão na roda! Como legado dos Jogos Rio 2016 estamos propondo uma mobilização coletiva para promover a experimentação dentro das empresas e instituições. Envie um e-mail para acessibilidade@rio2016.com e compartilharemos nossa metodologia e o material para você promover um dia de experimentação na sua organização.
Mais do que estimular indivíduos e organizações a pensar sobre a importância da acessibilidade, nosso objetivo é, ao fazer a pessoa se colocar no lugar do outro, promover uma verdadeira mudança de percepção em relação a pessoa com deficiência.
Se engaje nessa ação você também e traga seus colegas de trabalho! Faça parte do legado dos jogos Rio 2016.