Ceará
Conhecido como "Terra da Luz" por conta dos dias longos e ensolarados, o Ceará possui uma das costas mais procuradas do país, tesouros paleontológicos e reservas naturais. Além do turismo, a economia local é baseada na agropecuária e na indústria têxtil. Com uma população de quase 8,5 milhões de pessoas, o estado se destaca pela riqueza do artesanato local e da culinária, baseada em frutos do mar e em iguarias típicas do sertão. A capital, Fortaleza, é uma metrópole litorânea com agenda cultural movimentada e excelente estrutura de serviços.
Em 2006, Fortaleza recebeu jogos da Liga Mundial de vôlei masculino, e no ano de 2002 foi palco de uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia – esporte no qual tem tradição. A capital cearense é terra natal de Shelda, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e Atenas (2004), e de Márcio Araújo, que conquistou a prata nos Jogos de Pequim, em 2008. Outro nome de destaque no estado é a velocista Ana Cláudia Lemos, ouro nos 200m e no revezamento 4x100m do Atletismo no Pan-Americano de Guadalajara, no México, em 2011.
As principais atrações do Ceará são as praias, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, com suas esculturas de falésias. A região do Cariri, encravada na Chapada do Araripe, é famosa pela fauna e flora singulares, estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras. O local oferece várias opções de ecoturismo e abriga a maior formação fossilífera do mundo, que data do período Cretáceo. Nas cidades, os antigos engenhos e casarões preservam o patrimônio histórico do estado.















