Info
Info
Desafio
Completar a prova, que compreende 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, no menor tempo possível
Por que assistir?
Além de testemunhar um momento histórico – a estreia do triatlo nos Jogos Paralímpicos –, você vai se surpreender e se inspirar com a superação e resistência dos atletas
Arenas
-
Drafting
Técnica da prova de ciclismo, em que um competidor pedala imediatamente atrás do outro para aproveitar o vácuo – a técnica é proibida em competições de triatlo Paralímpico
-
Handbikes
Bicicletas impulsionadas pelos braços, utilizadas por atletas paraplégicos e amputados
-
Handlers
São responsáveis por auxiliar os triatletas do fim do fim da prova de natação até a área de pré-transição
Natação
Os competidores largam juntos na prova de natação e devem completar um percurso de 750m, demarcado por boias, em águas abertas. Os atletas com deficiência visual competem com guias ao longo do percurso.
Ciclismo
Ao saírem da água, os atletas podem pegar equipamento auxiliar na área de pré-transição e depois devem correr para a área de transição, retirar o traje de natação, colocar o capacete e calçar o tênis para começar os 20km de ciclismo.
Os atletas das classes PT2-PT4 podem usar bicicletas convencionais com adaptações aprovadas, os da PT5 competem em uma tandem (bicicleta de dois lugares) e os da PT1 competem em handcyles (empurrando os pedais com as mãos).
Corrida
Os últimos 5km da competição são de corrida. Atletas com dificuldades motoras podem realizar a prova com o auxílio de uma cadeira de rodas (PT1), correndo com ou sem equipamento auxiliar (PT2-PT4) ou acompanhados por seus guias (PT5).