Videoaulas de esportes do Rio 2016 chegam à plataforma educativa do YouTube
Professores podem usar material didático dos Jogos para ensino à distância
Professores podem usar material didático dos Jogos para ensino à distância
Experimentações esportivas do Transforma ganham mais alcance com ensino à distância
Os vídeos da série “Aprenda a ensinar”, produzidos pelo Tranforma (programa de educação do Comitê Rio 2016) e que mostram o passo a passo de diversos esportes, já estão disponíveis no YouTube EDU - plataforma de ensino a distância realizada em parceria com a Fundação Lemann. A inclusão dos vídeos do Transforma marca a entrada da educação física no projeto, que reúne aulas de diversas disciplinas do Ensino Fundamental e Médio.
“Existem 42 esportes Olímpicos e 23 Paralímpicos e, atualmente, nas escolas as aulas não vão muito além da prática do quadrado mágico (vôlei, basquete, futebol e handball). Esses esportes precisam continuar, mas o tiro com arco, a esgrima, o badminton e o goalball também podem interessar outras crianças. Até 2016, vamos produzir mais vídeos com diversos esportes, para que sejam consultados por professores de forma atemporal. A iniciativa aumenta o nosso alcance e contribui para o legado educacional dos Jogos”, comenta Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016. Mais dez novas aulas da série “Aprenda a ensinar”, produzidas pelo Transforma, já estão previstas para 2016.
“Os vídeos do Comitê Rio 2016 agregam ainda mais valor à plataforma, que tem como objetivo levar conteúdo educacional de qualidade à vida das pessoas”, diz Flavia Simon, diretora de marketing do Google Brasil.
Lançado em 2013 e com mais de 4 milhões de alunos impactados presencialmente, o programa de educação do Rio 2016 tem como objetivo aumentar o cardápio esportivo das escolas e desenvolver atividades que disseminem valores Olímpicos e Paralímpicos como a amizade, inspiração e coragem. Para isso, oferece capacitação para professores de educação física em esportes pouco conhecidos no Brasil, formação para coordenadores pedagógicos e agentes jovens, desafios escolares e festivais de experimentação esportiva (abertos ao público).