Venezuela e Argentina garantem vaga no basquetebol masculino dos Jogos Rio 2016
Equipes conquistaram o direito de participar da competição pelo desempenho no Campeonato Fiba Américas, no México
Equipes conquistaram o direito de participar da competição pelo desempenho no Campeonato Fiba Américas, no México
José Vargas vibrou pela vitória da Venezuela na final e pela vaga Olímpica conquistada (Hector Vivas/Getty Images)
Venezuela e Argentina são as mais novas equipes classificadas para o torneio de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) confirmou oficialmente que as seleções conseguiram suas respectivas vagas quando chegaram à decisão do Campeonato Fiba Américas, no México. Na final do evento, sábado (12), na Cidade do México, deu Venezuela: vitória por 76 a 71 sobre a Argentina.
Argentinos perderam a final no México, mas comemoraram a quarta participação seguida em Jogos. Foto: Hector Vivas/Getty Images
Os venezuelanos carimbaram o passaporte para os Jogos Rio 2016 ao ganhar uma disputada semifinal contra o Canadá por 79 a 78. Será a segunda vez na história que o time participará da disputa Olímpica do basquetebol masculino. A primeira foi em Barcelona, 1992.
Os argentinos - que conquistaram medalha de ouro nos Jogos Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008 - superaram o México por 78 a 70 na outra semifinal do Campeonato Fiba Américas e garantiram presença no Brasil no ano que vem. O time vai para sua sétima participação Olímpica - além das duas edições nas quais ganhou medalha, ficou em quarto lugar em Londres 2012 e também participou dos Jogos Atlanta 1996, Helsinki 1952 e Londres 1948. O time também se classificou para os Jogos Moscou 80 mas não participou.