V Fórum Urbano Mundial abre ciclo de grandes eventos internacionais até a Rio 2016
Por Rio 2016
Pela primeira vez na América Latina, o V Fórum Urbano Mundial, organizado pela da , abre no Rio de Janeiro, a série de grandes eventos internacionais até os Jogos de 2016.
Até os Jogos Olímpicos de 2016, além do V Fórum Urbano Mundial, o Rio sediará também os Jogos Mundiais Militares, em 2011; o Rio+20 - encontro coordenado pela ONU para discutir questões ambientais, em 2012; a Copa das Confederações, em 2013; e a Copa do Mundo, em 2014.
Durante o Fórum Urbano Mundial, os armazéns do Porto do Rio de Janeiro, região que, por conta dos Jogos Rio 2016, ganhou o maior projeto de urbanização e acessibilidade da cidade, serão ocupados por 15 mil pessoas de 160 países. A discussão de propostas para a cidade do futuro vai permear os debates que reunirão políticos, ONGs e instituições de engenharia, arquitetura e urbanismo.
O presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, comemora o evento. O Rio de Janeiro iniciou um trabalho de transformação da cidade. O Fórum Urbano vai servir para que possamos trocar experiências e captar as melhores idéias praticadas no mundo em termos de urbanismo e qualidade de vida.
As edições anteriores do Fórum Urbano Mundial ocorreram em Nairóbi, no Quênia; em Barcelona, na Espanha; em Vancouver, no Canadá; e Nanjig, na China.