Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Usain Bolt planeja aposentadoria em clima de festa nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Velocista jamaicano quer fazer história na 'Cidade Maravilhosa' antes de deixar as pistas de atletismo

Usain Bolt planeja aposentadoria em clima de festa nos Jogos Rio 2016

Bolt comemora o recorde mundial dos 4x100m na final Olímpica de Londres-2012 com o 'Mobot' (Getty Images/Michael Steele)

O destino é mesmo muito generoso com Usain Bolt. A estrela jamaicana do atletismo, um dos principais destaques do esporte mundial, poderá se despedir dos Jogos Olímpicos no dia de seu aniversário de 30 anos, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016, em 21 de agosto. Campeão Olímpico nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, Bolt quer fazer história no Rio, antes de deixar as pistas de atletismo, e conquistar, pela terceira vez consecutiva, o ouro nas três provas. 

“Meu objetivo nos Jogos do Rio é defender meus títulos Olímpicos de Pequim e Londres nos 100m, 200m e no 4x100m. Planejo me aposentar no fim da temporada de 2016 ou em 2017. Ainda não tinha olhado o calendário do Rio 2016, mas é bom saber (que seu aniversário coincide com a cerimônia de encerramento) e espero ter muitas razões para comemorar”, disse o jamaicano, em entrevista exclusiva ao site rio2016.com.

Bolt, que esteve no Brasil em março de 2013, participando de um desafio de 150m na Praia de Copacabana, acredita que a energia dos brasileiros será o grande diferencial dos Jogos Rio 2016.

“Os brasileiros têm uma paixão enorme e criarão uma energia especial nos estádios e na cidade. Já fui ao Rio duas vezes. Tive muita sorte de fazer um passeio de helicóptero e poder ver a paisagem e as praias da cidade lá de cima. É um lugar maravilhoso. Espero que os Jogos do Rio sejam uma grande festa e estou ansioso para celebrar”, afirma o velocista.

Dono de dez medalhas em Campeonatos Mundiais (oito de ouro e duas de prata), Bolt já faz planos para seu futuro fora das pistas. O atleta, fã do clube inglês Manchester United, considera a possiblidade de jogar futebol quando pendurar as sapatilhas.

“A melhor coisa da profissão é viajar por todo o mundo e conhecer lugares novos. E a pior é o altíssimo nível de esforço e dedicação que são necessários para estar no topo. Quando eu deixar o atletismo, vou dar um tempo nos treinamentos e vou me dedicar a alguns negócios e a ao trabalho na Fundação Usain Bolt. Gostaria de tentar jogar futebol profissional também”, revela o “Raio” jamaicano.