Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Um ano para os Jogos Olímpicos: escolas municipais do Rio desfilam no Parque Madureira

Por Rio 2016

Cerca de 800 estudantes de 130 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento, representando símbolos, esportes e edições do maior evento esportivo do mundo

Um ano para os Jogos Olímpicos: escolas municipais do Rio desfilam no Parque Madureira

Desfile celebrou o marco de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (Rio 2016/Daniel Ramalho)

O Parque Madureira, na Zona Norte da cidade, amanheceu no clima dos Jogos Olímpicos. Um desfile especial organizado pelas coordenadorias regionais de educação em parceria com a prefeitura do Rio celebrou o marco de um ano para os Jogos Rio 2016. O evento reuniu cerca de 800 alunos de 130 escolas municipais, que deram uma verdadeira “aula” sobre a história dos Jogos, os esportes Olímpicos e os países que já sediaram o maior evento esportivo do mundo.

Abrindo o evento, a guarda municipal entrou com a bandeira Olímpica, assim como manda o protocolo. Embalados ao som de “Os Grandes Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro”, de Arlindo Cruz, e ao batuque dos percussionistas da escola municipal Rosa Bettiato, os primeiros alunos passavam com as bandeiras dos “países da Europa que foram sede dos Jogos”, tema principal escolhido para o desfile.

Símbolos históricos do evento, como a figura do Barão Pierre de Coubertin e a tocha Olímpica, também foram lembrados. A escola Almirante Braga de Faria, da aluna Yasmin Rosa, levou a tarefa tão a sério que inclusive fabricou uma “réplica” da tocha Olímpica Rio 2016.

“Foi muito legal desfilar com a tocha. É uma coisa que nunca vou esquecer”, afirmou a aluna, de 14 anos.

yasmin com a replica da tocha rio 2016

Yasmin Rosa posa com a réplica da tocha Olímpica Rio 2016, feita pela escola (Foto: Rio 2016/Felipe Cavalca)

 

O empenho de William da Silva também impressionou durante o evento. Representando a “estátua da Educação Física”, o aluno desfilou com o corpo pintado de prateado.

“Já sabia que iriam me pintar, mas o vice-diretor da escola ajudou e deu tudo certo. Foi muito emocionante participar. Fiquei muito feliz de ver que o povo estava me aplaudindo”, disse o estudante, que espera assistir a “todos os esportes” durante os Jogos Rio 2016.

william aluno desfile das escolas

William desfilou representando a estátua da educação física (Foto: Rio 2016/Patricia da Matta)

 

Os alunos do Transforma, programa de educação do Rio 2016, também participaram, compondo a “ala” que representava os valores Olímpicos – excelência, amizade e respeito - e Paralímpicos – igualdade, determinação, coragem e inspiração.

alunos do transforma no desfile

Alunos das escolas que fazem parte do Transforma levaram os valores Olímpicos e Paralímpicos para o desfile (Foto: rio 2016/Patricia da Matta)

 

O desfile seguiu, então, com a homenagem às edições europeias dos Jogos, desde Atenas 1896 (primeira da Era Moderna), até os Jogos Londres 2012 (os últimos antes do Rio), destacando costumes e esportes mais populares em cada região.

A escola Municipal Espírito Santo, por exemplo, homenageou os Jogos da Antuérpia, realizado em 1920, ao simular o tiro com arco em ação.

“O desfile foi muito bom, um pouco cansativo, mas valeu a pena. A gente ensaiou muito, a primeira vez foi difícil, mas depois foi legal”, contou o aluno Luciano, que espera assistir às competições do esporte, antes desconhecido para ele e seus colegas.

Alguns estavam tão empenhados em demonstrar seus esportes que montaram uma quadra de jogo no meio do desfile – redes de voleibol e badminton e até representações de uma pista de atletismo e uma piscina entraram na apresentação.

aluno homenageia edicao de estocolmo e os esportes aquaticos

Em homenagem aos Jogos Estocolmo 1912, alunos simularam uma piscina no desfile (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)
 

Representando os esportes Paralímpicos, alunos de escolas dedicadas a pessoas com deficiência e com necessidades especiais também fizeram parte do desfile.

Para os professores, a iniciativa serviu para incentivar o espirito de coletividade e inclusão entre os alunos.

“Preparamos as crianças, organizamos cores e coreografia, fizemos todo um trabalho sobre os Jogos Olímpicos. Isso ajuda as crianças a entenderem um pouco mais da história (dos Jogos) e vivenciarem desde agora esse momento que vai ser único na nossa cidade”, afirmou Marco Zolano, diretor da escola municipal Espírito Santo.

Para encerrar o evento, o mascote Vinicius fez a alegria da criançada ao apresentar a sua nova dança.

crianças copiando a coreografia do mascote vinicius

Crianças dançam com Vinicius sua nova coreografia após o evento (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)