Que tal iniciar a carreira profissional ajudando a transmitir o maior espetáculo esportivo do planeta para bilhões de espectadores, espalhados por mais de 200 países de todos os continentes? Se esse é o seu desejo, não perca tempo: o prazo para realizar a inscrição no Programa de Treinamento de Transmissão dos Jogos Olímpicos oferecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) termina em junho e as vagas são limitadas.
O Programa oferece a estudantes universitários de cursos relacionados à área de transmissão (como engenharia de telecomunicações, organização de eventos, tecnologia da informação e comunicação social) a oportunidade de trabalhar durante os Jogos Olímpicos. A remuneração é de R$ 250,00 (menos taxas) por dia trabalhado.
"Ofereceremos não apenas uma chance de aprendizado e de progresso na carreira acadêmica, mas a oportunidade de trabalhar como profissional contratado e remunerado durante os Jogos Olímpicos. O trabalho será desafiador, mas é garantia de realização e de ótimos contatos profissionais, sem contar que o participante sairá como verdadeiro membro da família Olímpica", afirma Yiannis Exarchos, diretor-chefe do Serviço de Transmissão dos Jogos Olímpicos.

Os participantes do Programa receberam treinamento em alguns dos palcos dos Jogos Londres 2012 (Foto: BTP/OBS)
Após a inscrição, a primeira fase do programa acontece de outubro a novembro, quando os estudantes cadastrados receberão treinamentos e workshops em nove áreas de atuação: operação de arquivos, assistência de áudio, suporte de transmissão, operação de sistemas de comentário, assistência técnica de resultados, assistência em finanças, notícias, serviços de logística e assistência audiovisual (para conhecer melhor cada uma delas, acesse
o site do programa, disponível somente em inglês).
Os treinamentos serão oferecidos em quatro centros de treinamento do Rio de Janeiro: CEFET, ESPM, FACHA e na sede carioca do próprio Serviço de Transmissão dos Jogos, em Duque de Caxias. Em dezembro, os estudantes selecionados serão divulgados e atribuídos às respectivas funções que realizarão durante os Jogos Olímpicos. O período de orientação dos selecionados, cuja duração varia de acordo com a vaga, terá início em março de 2016.
Vai ficar de fora dessa? Para agarrar a oportunidade, basta ter 18 anos ou mais, nível de conhecimento intermediário em inglês, ser estudante de um dos cursos relacionados e
preencher o formulário de inscrição, no site do Programa.