Únicas seleções garantidas no
futebol feminino dos Jogos Rio 2016 até agora,
Brasil e Colômbia ganharão a companhia de três seleções europeias nas próximas semanas. A Copa do Mundo feminina, que acontece no Canadá entre os dias 06 de junho e 05 de julho, apontará o destino de três vagas para os Jogos Olímpicos, destinadas às seleções da Europa que participam da competição: as três melhores entre Alemanha, Espanha, França, Holanda, Suíça, Noruega, e Suécia garantem vaga no Rio 2016. Caso a Inglaterra, oitava equipe europeia no Mundial, fique entre as três melhores do continente, a vaga Olímpica passará para o próximo time europeu na classificação final da Copa do Mundo, já que
a Grã-Bretanha não disputará o futebol nos Jogos.
O sistema de classificação Olímpica para o futebol é dividido por continentes. Como a UEFA (União das Associações de Futebol da Europa) é a única confederação continental do esporte que não organiza nenhum torneio pré-Olímpico para o futebol feminino, as vagas reservadas ao Velho Continente serão decididas pela Copa do Mundo. O torneio conta com participação de 24 países, que são divididos em seis grupos. Os melhores avançam para a fase de mata-mata em jogo único, que começa nas oitavas-de-final e avança até a grande final.
Duas grandes forças do futebol feminino, a Alemanha, bicampeã mundial (2003 e 2007), e a Noruega, campeã Olímpica em Sydney 2000, são favoritas para conquistar a vaga Olímpica. A Suécia, terceira colocada na Copa do Mundo de 2011, e a França, quarto lugar em Londres 2012, também chegam como fortes candidatas às vagas.
Mas para chegar ao pódio e garantir a classificação para o Rio 2016, os times europeus terão de encarar seleções de diferentes regiões do planeta como os Estados Unidos, atual tricampeão Olímpico, e o Japão, atual campeão mundial. E, claro, o Brasil, que já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos como país-sede e tentará conquistar o primeiro título da Copa do Mundo.
Depois da Copa do Mundo, os próximos países classificados para o futebol feminino dos Jogos Rio 2016 sairão em outubro, com a decisão dos torneios continentais da África (que vale duas vagas Olímpicas) e da Oceania (uma vaga). Em 2016, os pré-Olímpicos da Ásia e das Américas do Norte e Central, com duas vagas cada, fecham a lista de 12 países classificados.
Antes disso, serão conhecidos os representantes europeus masculinos do torneio Olímpico de futebol. Entre os dias 17 e 30 de junho acontecerá a fase final do Campeonato Europeu sub-21, na República Tcheca. Além do país-sede, outros seis países disputam as quatro vagas Olímpicas em jogo no torneio: Alemanha, Dinamarca, Itália, Portugal, Sérvia e Suécia. A Inglaterra é a oitava participante do Europeu sub-21 e, da mesma forma que no feminino, não concorre por uma vaga nos Jogos Olímpicos. As quatro melhores (com exceção da Inglaterra) se juntarão a
Brasil e Argentina como as seleções classificadas para os Jogos Rio 2016 no futebol masculino.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.