Treinamento em instalação dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 motiva jovens atletas
Novos talentos participam do Training Camp, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, com clínicas, palestras e dicas de atletas e treinadores
Novos talentos participam do Training Camp, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, com clínicas, palestras e dicas de atletas e treinadores
Foto: Bernardo Otero
Eles têm entre nove e 18 anos e já começam a se destacar em campeonatos dentro e fora do país. Durante o Training Camp Edição Olímpica, que acontece até domingo no Parque Aquático Maria Lenk, jovens aprendem que ser atleta é muito mais do que praticar esportes. São cem novos talentos com potencial para o alto rendimento que participam de clínicas de treinamento, palestras com temas variados (como psicologia, nutrição e espírito olímpico) e recebem dicas de atletas e treinadores consagrados.
Esta primeira edição reúne quatro modalidades: nado sincronizado, triatlo, judô e lutas. No triatlo, a chuva não diminuiu o entusiasmo dos novatos, que nadaram e correram sob a supervisão de coordenadores e treinadores. É muito bom treinar em uma instalação que abrigou os Jogos Pan-americanos, estar aqui com a sensação de atleta, e não de espectador, conta Breno Werneck, 17 anos, que conquistou o bicampeonato brasileiro de aquathlon e o vice-campeonato da Copa Brasil, neste ano.
O desempenho dos jovens se complementa com as palestras no auditório do parque aquático, onde eles aprendem a importância da integração do esporte com cultura, meio ambiente e sociedade, além de terem contato com valores olímpicos, como solidariedade, amizade, respeito e fair play (jogo limpo). Essa primeira edição do Training Camp tem um significado especial porque reúne diversas modalidades de uma só vez. É uma chance de trocarem experiência, destaca Nira Lima, do Departamento Cultural do COB, que falou sobre o Olimpismo.
Do tatame, as amigas Rafaela Lopes Silva e Thamara César vão levar alguns ensinamentos do judô para casa. Elas têm consciência que o Training Camp é uma chance de ouvir histórias de vida e conhecer os obstáculos que muitos dos seus precursores encontraram ao longo da carreira. Assim como os atletas profissionais, a gente não pode desistir na primeira dificuldade, conta Thamara, 15 anos, campeã sul-americana pré-juvenil de 2007.
A amiga Rafaela, bicampeã Pan-americana juvenil e campeã sul-americana da categoria em 2008, destaca a chance de treinar em um espaço de competição de primeira linha e interagir com outros jovens atletas e profissionais de referência.
Promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Traning Camp é patrocinado pelo Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI).