Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Treinamento em instalação dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 motiva jovens atletas

Por Rio 2016

Novos talentos participam do Training Camp, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, com clínicas, palestras e dicas de atletas e treinadores

Treinamento em instalação dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 motiva jovens atletas

Foto: Bernardo Otero

Eles têm entre nove e 18 anos e já começam a se destacar em campeonatos dentro e fora do país. Durante o Training Camp – Edição Olímpica, que acontece até domingo no Parque Aquático Maria Lenk, jovens aprendem que ser atleta é muito mais do que praticar esportes. São cem novos talentos com potencial para o alto rendimento que participam de clínicas de treinamento, palestras com temas variados (como psicologia, nutrição e espírito olímpico) e recebem dicas de atletas e treinadores consagrados.

Esta primeira edição reúne quatro modalidades: nado sincronizado, triatlo, judô e lutas. No triatlo, a chuva não diminuiu o entusiasmo dos novatos, que nadaram e correram sob a supervisão de coordenadores e treinadores. “É muito bom treinar em uma instalação que abrigou os Jogos Pan-americanos, estar aqui com a sensação de atleta, e não de espectador”, conta Breno Werneck, 17 anos, que conquistou o bicampeonato brasileiro de aquathlon e o vice-campeonato da Copa Brasil, neste ano.

O desempenho dos jovens se complementa com as palestras no auditório do parque aquático, onde eles aprendem a importância da integração do esporte com cultura, meio ambiente e sociedade, além de terem contato com valores olímpicos, como solidariedade, amizade, respeito e fair play (jogo limpo). “Essa primeira edição do Training Camp tem um significado especial porque reúne diversas modalidades de uma só vez. É uma chance de trocarem experiência”, destaca Nira Lima, do Departamento Cultural do COB, que falou sobre o Olimpismo.

Do tatame, as amigas Rafaela Lopes Silva e Thamara César vão levar alguns ensinamentos do judô para casa. Elas têm consciência que o Training Camp é uma chance de ouvir histórias de vida e conhecer os obstáculos que muitos dos seus precursores encontraram ao longo da carreira. “Assim como os atletas profissionais, a gente não pode desistir na primeira dificuldade”, conta Thamara, 15 anos, campeã sul-americana pré-juvenil de 2007.

A amiga Rafaela, bicampeã Pan-americana juvenil e campeã sul-americana da categoria em 2008, destaca a chance de treinar em um espaço de competição de primeira linha e interagir com outros jovens atletas e profissionais de referência.

Promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Traning Camp é patrocinado pelo Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI).