Tom Daley mostra no Rio por que faz sucesso em diferentes plataformas
Por Rio 2016
Atleta multimídia britânico que assumiu homossexualidade no YouTube compete por mais uma vaga nos Jogos Olímpicos esta semana, na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, no Maria Lenk
Saltador posa de Cristo Redentor em ensaio da equipe britânica para o Rio 2016 (Getty Images/Matthew Stockman)
Ele ganhou o mundo aos 14 anos ao se tornar o britânico mais jovem a competir em Jogos Olímpicos nos saltos ornamentais, em Pequim 2008. Um ano depois, aos 15, virou o mais jovem de seu país a conquistar um título mundial. Em Londres 2012, aos 18, voltou a fazer barulho com o bronze individual na plataforma de 10m. No Rio 2016, Tom Daley, o “queridinho da Grã-Bretanha”, já atingiu a maioridade e está de olho não só no primeiro ouro Olímpico da carreira. Ao lado de Danniel Goodfellow, seu novo parceiro na prova de salto sincronizado, ele desembarcou no Rio de Janeiro na última quinta-feira (11) em busca de mais uma vaga Olímpica para a Grã-Bretanha na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, evento-teste da modalidade no Centro Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, a partir desta sexta-feira (19).
Em vídeo postado em seu canal do Youtube na sexta-feira (12), pouco antes de iniciar os treinos para a competição no Maria Lenk, Daley falou sobre a rotina de preparação com o colega de seleção e a expectativa para o evento que representa a chance de classificação para a prova. Assista ao vídeo em inglês:
“A nossa última chance é na Copa do Mundo no Rio. Vai ser difícil, mas é para isso que treinamos”
Tom Daley com Danniel Goodfellow, seu novo parceiro na prova de salto sincronizado
Campeão mundial na plataforma de 10m em 2009 e medalhista de bronze da mesma prova nos Jogos Olímpicos Londres 2012, Daley foi o responsável pela classificação britânica na competição individual do Rio 2016 ao conseguir a terceira colocação no Mundial de Esportes Aquáticos 2015, em Kazan, na Rússia.
Após duas oportunidades de classificação - no Campeonato Europeu 2014 e o Mundial 2015 -, a única prova para qual a Grã-Bretanha ainda não assegurou uma vaga é na prova de salto sincronizado na plataforma de 10m, especialidade da dupla. Das oito vagas para os Jogos Rio 2016, três já foram conquistadas pela China, México e Rússia, além da destinada ao Brasil, por ser o país-sede.
Daley nas semifinais do Mundial 2015, em Kazan, na Rússia (Foto:Getty Images/Matthias Hangst)
Em outras plataformas
Celebridade no Reino Unido, o atleta já se aventurou como modelo e estrelou dois programas de TV: o ‘Splash’, sobre sua modalidade Olímpica; e o ‘Tom Daley Goes Global’, onde fala sobre viagens.
Daley é ainda um youtuber ativo. Em seu canal Tom Daley TV, o atleta soma mais de 230 mil seguidores e seus vídeos já foram assistidos cerca de 28 milhões de vezes. Os temas abordados tratam desde detalhes de sua rotina esportiva e dicas de saúde até revelações de sua vida pessoal. Foi por lá que o britânico assumiu sua homossexualidade no fim de 2014, se tornando ídolo do movimento LGBT. Ele chegou a ser eleito pela revista Attitude Magazine, direcionada ao público gay, o homem mais sexy do mundo.
Esta não é a primeira vez do britânico em terras cariocas. Ano passado, ele esteve no Rio com colegas da seleção de saltos para uma aclimatação. Além de conhecer o Centro Aquático Maria Lenk, Daley visitou pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana - experiências que também viraram tema de um de seus vídeos no Youtube.
Uma foto publicada por Tom Daley (@tomdaley1994) em
"Imagino que os Jogos Rio 2016 vão capturar essa atmosfera animada do país-sede. Estou esperando muita música, dança e um verdadeiro burburinho na cidade"
Tom Daley, que conheceu o Rio de Janeiro ano passado
Para ver Tom Daley e as maiores feras dos saltos ornamentais esta semana no Rio de Janeiro...
272 atletas de 49 países brigam por 88 vagas da competição Olímpica de saltos ornamentais - 18 em cada prova individual e quatro nas provas sincronizadas -, na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, entre 19 e 24 de fevereiro, no Centro Aquático Maria Lenk. A competição é aberta ao público e os ingressos custam R$ 30 reais na bilheteria da instalação e no site do Aquece Rio.