Thomas Bach bate bola no Maracanã e diz estar confiante no sucesso dos Jogos Rio 2016
Presidente do COI sobrevoou regiões de competição um dia após se reunir com Dilma Rousseff em Brasília
Presidente do COI sobrevoou regiões de competição um dia após se reunir com Dilma Rousseff em Brasília
Acompanhado por Nuzman e Nawal, Thomas Bach arrisca alguns chutes e embaixadinhas no gramado do Maracanã (Rio 2016/Alex Ferro)
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse nesta quarta-feira (22) que está muito confiante no sucesso dos Jogos Rio 2016. Um dia após se reunir com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, Bach visitou a sede do Comitê Organizador, no Rio de Janeiro, sobrevoou as regiões de competição e “bateu uma bolinha” no gramado do Maracanã.
"O COI está muito confiante. Eu já cheguei ao Brasil confiante e, após esses dois dias, estou ainda mais. Vi o progresso do Comitê Organizador, e agora vejo que todos os envolvidos no projeto estão comprometidos", declarou Bach.
Pela primeira vez no Brasil após sua eleição para a presidência do COI, o executivo cumpriu uma agenda intensa no Rio. Após tomar café da manhã com patrocinadores na sede do Comitê Rio 2016, seguiu para reuniões com autoridades dos governos municipal e estadual. Na parte da tarde, sobrevoou de helicóptero as principais instalações dos Jogos, localizadas nas quatro regiões de competição - Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã.
A última parada foi no próprio estádio do Maracanã, palco das partidas de futebol e das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. No improviso, o alemão, que é campeão Olímpico de esgrima, praticou embaixadinhas no gramado e ainda marcou dois gols em uma descontraída disputa de pênaltis com o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Para encerrar o dia, o presidente do COI teve um encontro com os funcionários do Comitê Organizador e destacou a importância do legado que será deixado para a cidade.
“O Comitê Organizador apresentou grandes progressos nos últimos meses. Está claro que os Jogos podem oferecer um legado concreto e benefícios sociais para a população. Instalações se tornarão escolas, a infraestrutura de transportes será transformada, e os valores Olímpicos se proliferarão aqui no Brasil”, afirmou.
"Foi uma reunião muito positiva, diz Bach sobre reunião com Dilma
Antes de desembarcar no Rio de Janeiro, Bach esteve em Brasília para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Durante o encontro, Bach ressaltou a importância da integração entre todos os níveis de governo e o Comitê Organizador neste estágio do projeto.
“Foi uma reunião muito positiva. A presidente ofereceu todo o seu apoio e comprometimento com o projeto. Estamos com o cronograma apertado, e todos os níveis de governo precisam trabalhar juntos para fazer dos Jogos um sucesso. Após esta reunião, estou ainda mais confiante”, declarou.

A reunião também contou com a presença de Nuzman; dos membros do COI Nawal El Moutawakel e Bernard Rajzman; do ministro de Esportes, Aldo Rebelo; do governador do Rio, Sergio Cabral; do prefeito Eduardo Paes; e do CEO do Rio 2016, Sidney Levy.