Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Técnico consagrado, Bernardinho ressalta valorização dos profissionais do esporte no Brasil com Rio 2016™

Por Rio 2016

Comandante da Seleção masculina de voleibol do Brasil faz palestra inaugural da Academia Brasileira de Treinadores

Técnico consagrado, Bernardinho ressalta valorização dos profissionais do esporte no Brasil com Rio 2016™

Bernardo Resende faz palestra inaugural da Academia (Ismar Ingber/COB)

O ciclo que precede os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, primeira edição do maior evento esportivo do planeta na América do Sul, proporcionará uma série de oportunidades para os profissionais do esporte no Brasil. Nesta quarta-feira, foi a vez de os treinadores comemorarem a inauguração de uma iniciativa pioneira no país.

O auditório do Parque Aquático Maria Lenk, que será utilizado para competições em 2016, recebeu a primeira turma do curso da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), de responsabilidade do Instituto Olímpico Brasileiro, departamento de educação do Comitê Olímpico (COB). A iniciativa tem o objetivo de complementar a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento. Os 109 alunos puderam assistir à apresentação do Presidente do Rio 2016™ e do COB, Carlos Arthur Nuzman, e à palestra inaugural de Bernardo Resende, o Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira masculina de voleibol e membro do Conselho de Esportes Rio 2016™.

“Os treinadores necessitam de aperfeiçoamento constante. Este curso é uma oportunidade. Vamos morrer aprendendo. Se acharmos que sabemos tudo, jamais evoluiremos. A formação do treinador é fundamental para os atletas brasileiros. O atleta precisa confiar no seu treinador”, pontuou o Presidente Nuzman.

Treinadores reunidos no Parque Aquático Maria Lenk (Foto: Ismar Ingber/COB)

Para Bernardinho, Rio 2016™ representa não só o aumento do interesse pela prática de esportes, mas também a oportunidade de incentivar a formação de profissionais essenciais na preparação de atletas de alto nível. “A realização dos Jogos no Brasil deixa mais clara a importância dos esportes para o país e incentiva iniciativas como esta, que são o maior dos legados. Entre as diversas vantagens está proporcionar troca de conhecimento e incentivar o desenvolvimento de todas as áreas profissionais ligadas ao esporte”, analisou.

Técnico do campeão olímpico na ginástica artística em Londres 2012, Artur Zanetti, e aluno da ABT, Marcos Goto também elogiou a iniciativa do COB: “Foi dado um passo à frente. Os treinadores precisam estudar, e não só o que diz respeito à técnica, mas todos os assuntos relacionados ao desempenho dos atletas”.

Cerca de 600 profissionais de todo o país se inscreveram para participar da primeira edição do curso, que é voltada para treinadores de atletismo, ginástica artística e natação. Dos inscritos, 109 foram aprovados após aplicação de prova escrita e análise de currículos. O curso terá duração de dois anos e, até 2018, a ABT pretende formar 432 técnicos em 14 modalidades. O corpo docente é composto por 31% de pós-doutores, 52% de doutores, 9% de mestres, 4% de médicos e 4% de arquitetos, todos brasileiros. Além deles, a ABT trabalhará com treinadores  que são referência mundial em sua modalidade para o seu programa de estágio.