Tabu quebrado: após 108 anos, Irlanda classifica equipe para o hóquei sobre grama
Time masculino foi beneficiado pela vitória da equipe da Austrália na Copa da Oceania
Time masculino foi beneficiado pela vitória da equipe da Austrália na Copa da Oceania
Irlanda ganhou medalha de prata na única competição de hóquei que disputou nos Jogos Olímpicos (Getty Images/Bryan Lennon)
A seleção masculina de hóquei sobre grama da Irlanda garantiu vaga para os Jogos Olímpicos após uma ausência de 108 anos no torneio. A Federação Internacional (FIH) confirmou a classificação da equipe para o Rio 2016 no domingo (25). O time foi beneficiado pelos resultados da Copa da Oceania.
A Austrália já estava classificada para os Jogos pela conquista da semifinal da Liga Mundial disputada em Antuérpia, na Bélgica, em julho deste ano. No entanto, a equipe também ganhou a Copa da Oceania, ao derrotar a Nova Zelândia por 3 a 2, no domingo. Pelas regras da FIH, a Austrália virá ao Rio pelo resultado no torneio classificatório de seu continente, permitindo ao time com melhor desempenho na Liga Mundial ainda fora dos Jogos herdar a vaga. O regulamento beneficiou a Irlanda, que terminou em quinto lugar no evento disputado na Bélgica.
Até hoje a Irlanda teve apenas uma participação no torneio Olímpico de hóquei sobre grama, na estreia do esporte no programa, em 1908. Na ocasião, o time ficou com a medalha de prata. De lá para cá, os Jogos Olímpicos sempre tiveram disputas de medalha no hóquei sobre grama, exceção de 1912 e 1924, mas os irlandeses não mais participaram do evento.
A última vaga Olímpica para a disputa masculina do esporte nos Jogos Rio 2016 será definida no dia 1º de novembro, na final do Campeonato Africano, em Johanesburgo, África do Sul.
Acompanhe aqui a disputa pela classificação para os Jogos Rio 2016