Stefano Peschiera garante classificação histórica para o Peru no campeonato de vela dos Jogos Rio 2016
Ao todo, nove países asseguraram a vaga Olímpica através do Campeonato Mundial de Laser, no Canadá
Ao todo, nove países asseguraram a vaga Olímpica através do Campeonato Mundial de Laser, no Canadá
Stefano Peschiera conquista para o Peru sua primeira vaga Olímpica na vela por meio de competição (Facebook)
Mais nove vagas na competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram preenchidas ao final do Campeonato Mundial de Laser, ocorrido em Kingston (Canadá) entre os dias 2 e 8 de julho. A Federação Internacional de Vela (ISAF) confirmou que Argentina, Chile, Estônia, Hungria, Coreia do Sul, Montenegro, Peru, África do Sul e Espanha garantiram seu lugar no torneio masculino dos próximos Jogos Olímpicos.
Um dos destaques da competição foi Stefano Peschiera, que conquistou para o Peru sua primeira vaga Olímpica através do processo competitivo (a participação do país em Jogos anteriores ocorreu por convite). Ainda assim, a presença de Peschiera no Rio não está confirmada, uma vez que o velejador conquista a classificação para o seu Comitê Olímpico Nacional, que tem a prerrogativa da decisão final sobre utilizar ou não a vaga e ainda qual atleta enviar aos Jogos.
(Acompanhe a corrida pela classificação para todos os esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016)
Entre os 46 lugares disponíveis para a competição de laser no Rio 2016, os primeiros 23 foram definidos no Mundial de Vela de 2014, em Santander (Espanha); o Brasil tem uma vaga garantida como país-sede. No Mundial de Laser em Kingston, obtiveram a vaga Olímpica os primeiros nove países ainda não classificados. Após 13 regatas, o britânico Nick Thompson conquistou seu primeiro título mundial na classe laser, enquanto o alemão Philipp Buhl ficou em segundo lugar, e o australiano Tom Burton, em terceiro - mas todos estes países já haviam obtido a vaga Olímpica no mundial de 2014.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.