Sorteio dos grupos do voleibol sentado para o Rio 2016 revive finais Paralímpicas
Bósnia-Herzegovina e Irã enfrentam-se no masculino enquanto China e Estados Unidos têm encontro marcado no feminino
Bósnia-Herzegovina e Irã enfrentam-se no masculino enquanto China e Estados Unidos têm encontro marcado no feminino
A Bósnia-Herzegovina leva a melhor contra o Irã em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Dennis Grombkowski)
O torneio de voleibol sentado dos Jogos Rio 2016 tem confrontos clássicos na fase preliminar. O sorteio dos grupos, realizado na quarta-feira (4) e anunciado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), garante a reedição, ainda no início da disputa, de partidas que já valeram medalhas de ouro Paralímpicas no masculino e no feminino.
Chinesas venceram em Londres 2012 e Pequim 2008 (Foto: Getty Images/Dan Kitwood)
Entre os homens, Bósnia-Herzegovina e Irã caíram no Grupo B. Os dois times protagonizaram as quatro últimas finais de Jogos Paralímpicos, com vitória dos bósnios em Londres 2012 e Atenas 2004 e medalha de ouro para os iranianos em Pequim 2008, Sydney 2000, Atlanta 1996, Barcelona 1992 e Seul 1988. Rússia e China complementam a chave. Brasil, Egito, Alemanha e Estados Unidos integram o Grupo A.
O sorteio feminino também colocou duas potências no Grupo B: China e Estados Unidos. As equipes disputaram a medalha de ouro em Londres 20012 e Pequim 2008, com vitória chinesa nas duas ocasiões. Irã e Ruanda complementam a chave. Brasil, Ucrânia, Rússia e Canadá estão juntos no Grupo A.