Muitas rivalidades aguardam os torcedores no Estádio de Deodoro, durante a primeira fase do futebol de 7 (para atletas com paralisia cerebral) dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A definição dos grupos, que aconteceu no sábado (7) depois da final do torneio Pré-Paralímpico em Salou, na Espanha, reservou confrontos eletrizantes desde o início da competição.
Garanta ingressos para acompanhar as disputas do futebol de 7 nos Jogos Rio 2016
No grupo B, o sorteio pôs frente a frente as rivais Brasil e Ucrânia - a seleção europeia, vice-campeã Paralímpica e mundial, eliminou a canarinho na semifinal na última Copa do Mundo da modalidade, em 2015. Grã-Bretanha e Irlanda, que travam rivalidade continental, fecham a lista das quatro equipes do grupo.
Já no grupo A, a Rússia, atual campeã Paralímpica e mundial, tem os Estados Unidos pela frente. As seleções de Holanda e Argentina, rivais históricas no futebol, completam a chave.

Jogaços na primeira fase
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm logo em sua primeira fase dois confrontos que já decidiram o grande campeão em outros edições. Em Atlanta 1996, Holanda e Rússia se enfrentaram na final. Os holandeses se deram melhor: sagraram-se tricampeão Paralímpicos com a vitória por 3 a 1.
Já em Atenas 2004, foi a Ucrânia que se sagrou campeã ao derrotar o Brasil por 4 a 1 na decisão.
Brasil (de azul) e Ucrânia decidiram os Jogos Paralímpicos Atenas 2004 (Foto: Milos Bicanski/Getty Images)