Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Sonho do primeiro Centro Olímpico de Treinamento do país começa a virar realidade

Por Rio 2016

Começa a construção dos três pavilhões esportivos do Parque Olímpico da Barra, que comporão o maior legado dos Jogos Rio 2016™

Sonho do primeiro Centro Olímpico de Treinamento do país começa a virar realidade

Projeto mostra os três pavilhões que formarão o primeiro Centro Olímpico de Treinamento do país (EOM)

A partir desta segunda-feira (1), o principal legado esportivo Rio 2016™ começa a tomar forma. Foi dada a partida na construção dos três pavilhões esportivos do Parque Olímpico da Barra. As novas instalações, unidas ao Parque Aquático Maria Lenk, ao Velódromo do Rio e ao Centro de Tênis, vão se transformar no primeiro Centro Olímpico de Treinamento (COT) do país e o mais moderno da América do Sul, voltado para atletas de alto rendimento.

Instalado dentro do Parque Olímpico da Barra, considerado o ‘coração dos Jogos Rio 2016™’, somente os três pavilhões em construção receberão mais de dez competições olímpicas e paralímpicas durante os Jogos. Após 2016, o COT oferecerá 40.000m2 para treinamentos de 12 esportes olímpicos e um laboratório de pesquisas nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Clínica, inédito na América do Sul.

Segundo o ex-atleta e diretor de Esportes do Rio 2016™, Agberto Guimarães, a construção do Centro Olímpico de Treinamento será um marco no desenvolvimento do esporte Olímpico no Brasil (confira a entrevista completa aqui). Além de oferecer a infraestrutura necessária para a formação, treinamento e desenvolvimento de atletas de alto rendimento, o complexo esportivo capacitará a cidade do Rio de Janeiro a continuar a sediar importantes eventos de circuitos internacionais em diversos esportes.

Em atenção às questões que permeiam a sustentabilidade, na construção dos pavilhões, assim como em todas as instalações esportivas permanentes, a prefeitura do Rio busca a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), de empreendimento sustentável.

O COT oferecerá mais de 40.000 m2 para treinamentos em 12 esportes. Obras começaram em 1 de julho de 2013 (Foto: EOM/ Renato Câmara)

Dentro do prazo

Iniciada dentro do prazo previsto no cronograma do Parque Olímpico, a etapa inicial inclui a perfuração do solo e a concretagem das estruturas de fundação para a sustentação das arenas. A parte estrutural das arenas começa a ser montada já no segundo semestre deste ano. 

As obras estão sendo realizadas pela Concessionária Rio Mais, com coordenação da Empresa Olímpica Municipal, Riourbe e da Subsecretaria de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas da Secretaria Municipal da Casa Civil.