Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Show inédito de atletismo olímpico e paralímpico mundial agita a praia de Copacabana

Por Rio 2016

Jamaicano Usain Bolt compete pela primeira vez no Brasil. Organização do evento espera um público de 20 mil pessoas

Show inédito de atletismo olímpico e paralímpico mundial agita a praia de Copacabana

Usain Bolt e Yohan Blake fazem a festa após a quebra do recorde mundial do revezamento 4x100m, nos Jogos de Londres (Julia Vynokurova/Getty Images)

Duas vezes tricampeão olímpico, o velocista Usain Bolt fará a sua estreia em uma prova de velocidade em 2013, neste domingo, dia 31, em uma pista montada na praia de Copacabana. Será a primeira vez que o recordista mundial das provas mais rápidas do atletismo vai competir na cidade que recebe em 2016 os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul.

Bolt vai enfrentar o equatoriano Alex Quinõnez, finalista dos Jogos Olímpicos Londres 2012, o antiguano Daniel Bailey, único homem na história a correr os 100m em menos de 10 segundos no Brasil, e o vencedor da seletiva brasileira de sábado, que reunirá Ailson Feitosa, Bruno Lins, Sandro Viana e Nilson de Oliveira.

O desafio inédito, denominado Mano a Mano, em uma pista de 150m homologada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), terá ainda um duelo entre o campeão paralímpico dos 200m (classe T44) em Londres, o brasileiro Alan Fonteles e o norte-americano Jerome Singleton, ouro no revezamento 4x100m e prata nos 100m dos Jogos de Pequim 2008. A disputa feminina contará com a participação das atletas olímpicas brasileiras Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Rosângela Oliveira e Vanda Gomes.

Campeão olímpico nos 100m, 200m e revezamento 4x100m rasos nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, recordista mundial dos 100m (9s58), 200m (19s19) e 4x100m (36s84, com a seleção jamaicana), o “Raio” Usain Bolt já afirmou que vai buscar em 2016 o terceiro tricampeonato olímpico nas provas de velocidade. Nesta quinta-feira, ao lado de Quinõnez, Bailey e Singleton, o astro do atletismo comentou o desafio inédito, disse que pretende mergulhar nas praias cariocas e conhecer o astro do futebol Neymar em entrevista coletiva.

"Será a minha primeira prova de velocidade do ano, já tive a experiência de disputar um desafio em uma pista montada no meio da rua, mas nunca na praia. Acho que posso ter um bom desempenho, uma vez que a parte final da minha prova é sempre onde levo vantagem”, disse Bolt, feliz com o novo desafio da carreira. “Eventos como esse aproximam o público dos atletas. Quero fazer o que eu sei fazer, correr bastante e inspirar futuros atletas”.

Mais animado do que ele, apenas o norte-americano Jerome Singleton, que terá a oportunidade de enfrentar o campeão paralímpico brasileiro Alan Fonteles. Cientista da Nasa, bacharel em engenharia e em matemática e física aplicada, além de ser um dos paratletas mais velozes do mundo, Singleton apareceu para o esporte justamente no Rio de Janeiro, quando conquistou suas primeiras medalhas (uma prata e um bronze) nos Jogos Pan-americanos de 2007.

“A cidade nos abraçou em 2007 de uma maneira incrível. O povo brasileiro é muito feliz e ama esportes. Tenho certeza que o Mano a Mano vai ser fantástico. Disputei os Jogos de Pequim e de Londres e estarei aqui em 2016”, afirmou o atleta de 26 anos, que volta a competir no Rio. "Essa é a única cidade no mundo em que competi mais de quatro vezes". Em uma das suas visitas, Singleton enfrentou um jovem Alan Fonteles, então com 16 anos, em agosto de 2009, e foi derrotado por apenas três centésimos de segundo, no estádio Célio de Barros.

O equatoriano Quiñones também se derramou em elogios ao Rio de Janeiro. “Estou muito orgulhoso de estar aqui. Minha segunda vez no Rio, um sonho que volta a se realizar. Correr na praia de Copacabana e enfrentar o Bolt nesse início de temporada é fantástico. Nunca vou esquecer essa experiência”, afirmou o melhor sul-americano nos 100m rasos em Londres 2012, quando encerrou a prova em sétimo lugar.

Local de competição da maratona aquática, saltos ornamentais, triatlo, vôlei de praia e do paratriatlo nos Jogos Rio 2016™, a praia faz parte da Região Copacabana que engloba ainda o Aterro do Flamengo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Marina da Glória, na Baía da Guanabara.

Confira a programação do fim de semana

Local: Arena Mano a Mano, praia de Copacabana (em frente à Rua Princesa Isabel)

29/03, sexta-feira

15h às 17h – Treino oficial
Participantes: Todos os atletas

30/03, sábado

9h30 – Bateria classificatória entre os atletas brasileiros
Participantes: Ailson Feitosa, Bruno Lins, Sandro Viana e Nilson de Oliveira. Usain Bolt acompanha a bateria

31/03, domingo

10h10 – Bateria masculino paralímpico
Participantes: Alan Fonteles e Jerome Singleton
11h – Bateria feminino olímpico
Participantes: Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki das Graças, Rosângela Oliveira e Vanda Gomes
11h45 – Bateria masculino olímpico
Participantes: Alex Quiñonez, Daniel Bailey, Usain Bolt e o vencedor da seletiva brasileira