Seminário de Orientação reforça parceria entre Comitê Rio 2016 e IPC
Por Rio 2016
Evento discutiu os principais desafios da organização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016
Sergio Huoliver/ Rio 2016
O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) ficou impressionado com o ritmo da organização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Neste sábado, dia 22, no encerramento do Seminário de Orientação organizado pela entidade, o diretor-executivo do IPC, Xavier Gonzalez, elogiou o trabalho realizado nos últimos sete meses pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e pelos três níveis de governo.
Este seminário foi uma boa oportunidade para discutir questões específicas dos Jogos Paraolímpicos. E foi importante saber que, desde o início, o Comitê Rio 2016 se preocupou com o evento. Ainda há muito trabalho a fazer, mas os Jogos serão uma grande oportunidade para o Rio de Janeiro. Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 deixaram uma excelente base, disse Xavier Gonzalez.
Durante o Seminário de Orientação foram discutidas questões como acessibilidade, inclusão social, e produção e desenvolvimento da marca paraolímpica. O Comitê Rio 2016 apresentou sua estrutura, objetivos e estratégias específicos para a competição. Este evento foi fundamental pela profundidade das questões abordadas e as orientações dadas pelo IPC. É importante que todos sigam a mesma filosofia e estejam na mesma direção, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que sugeriu ao IPC a realização de um seminário específico sobre acessibilidade.
Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, o evento ajudou a entender as diferenças e as similaridades dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Sabemos do enorme potencial de transformação dos Jogos Paraolímpicos. O nível das apresentações no Seminário foi muito alto e vencemos uma etapa importante do processo de organização, explicou Andrew Parsons.