A Semana Olímpica 2008 está chegando ao fim, após uma intensa agenda de programações nos estados de Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro. Os últimos eventos acontecem neste fim de semana, em São Paulo. O ponto alto do fim de semana será a Corrida do Dia Olímpico em São José do Rio Preto. A prova será disputada domingo em um percurso de 10km, reunindo competidores de diferentes faixas etárias e de ambos os sexos. A largada está marcada para as 9h, no Sesc Rio Preto.
Na opinião do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, a Semana Olímpica ratifica o compromisso do COB com a inclusão social de crianças e jovens através do esporte. O expressivo número de jovens que participaram das clínicas esportivas e se envolveram com as atividades da Semana Olímpica nos deixa a certeza de que estamos no caminho certo para incentivar o crescimento de gerações cada vez mais saudáveis. O jovem percebe no esporte uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal, além de integração e ascensão social, disse.
Segundo o gerente de eventos do COB, Edgar Hubner, o fator mais importante da Semana Olímpica 2008 foi a ampliação das festividades para outros locais do país. Até então, a comemoração ficava mais restrita a São Paulo. Maceió realizou o evento pela primeira vez e demonstrou interesse em participar de novo ano que vem, independente de ser ou não a sede das Olimpíadas Universitárias 2009. No Rio de Janeiro, a mobilização em torno da candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2016 deu um novo estímulo às atividades ligadas ao esporte. Em São Paulo, especialmente, foi importante a parceria com o SESC. Sem dúvida, todos os parceiros cumpriram seus papéis com a devida dedicação ao evento, avaliou.
Rio de Janeiro cumpre agenda intensa
No Rio de Janeiro, cidade candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a Semana Olímpica foi das mais movimentadas. Após a largada da Corrida do Dia Olímpico, no domingo, clínicas esportivas e demonstrações reuniram cerca de duas mil crianças de escolas públicas, instituições sociais e projetos esportivos ligados às confederações brasileiras no Parque Aquático Maria Lenk, um dos legados dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Além de atividades externas, os funcionários do COB também foram brindados com uma série de eventos na sede da entidade, na Barra da Tijuca, como filmes e palestras. Entre os convidados estavam Flávio Canto, judoca medalhista em Atenas 2004, que falou sobre sua experiência Olímpica, e a ex-nadadora Christiane Paquelet, diretora da Memória Olímpica do COB, que destacou a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos.
Foi uma honra falar para um público tão especializado em esporte e relembrar a trajetória de minha carreira. Contei como comecei no esporte, o meu sonho de criança em ser um super herói, o momento de tristeza com a minha eliminação para Sydney 2000 e a volta por cima em Atenas 2004. E, é claro, mostrei imagens do Instituto Reação, que caminha lado a lado com minhas conquistas, contou Flávio Canto.