Seleções feminina da Índia e masculina da Espanha se garantem no hóquei do Rio 2016
Após o Campeonato Europeu, restam em aberto apenas duas vagas de cada gênero no torneio Olímpico
Após o Campeonato Europeu, restam em aberto apenas duas vagas de cada gênero no torneio Olímpico
A seleção indiana (de amarelo, em partida dos Jogos da Commonwealth 2014), mais nova classificada para os Jogos Rio 2016 (Getty Images/Francois Nell)
O torneio de hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tem duas novas seleções classificadas: a equipe feminina da Índia e a equipe masculina da Espanha. As vagas foram definidas após o Campeonato Europeu de Hóquei, neste fim de semana, e anunciadas no site da Federação Internacional do esporte.
(Acompanhe a corrida pela classificação em todos os esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016)
Os holandeses arrasaram os alemães por 6 a 1 na final, enquanto as britânicas superaram com esforço as holandesas, nos pênaltis, por 3 a 1, após um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar.
Com as duas novas seleções confirmadas, restam apenas duas vagas em aberto, em cada gênero, para o Rio 2016. Seus titulares serão conhecidos ainda este ano, com a Copa de Nações da África, entre 17 e 25 de outubro, e Copa da Oceania, entre 21 e 25 do mesmo mês.

As indianas confirmaram sua classificação ainda na semifinal do torneio, com a derrota das espanholas para as britânicas, que avançaram à final contra as holandesas. As duas seleções que disputaram o título do Europeu feminino, porém, já estavam classificadas para o Rio 2016, abrindo vaga para a terceira colocada no campeonato.
No torneio masculino, o processo foi bastante semelhante, porém com os espanhóis tendo mais sorte do que suas conterrâneas. Eles também garantiram a vaga Olímpica na semifinal, com a derrota da seleção da Irlanda para a Holanda, que fez a final contra a Alemanha – porém as duas equipes também já estavam classificadas para o Rio 2016.