Seleção Olímpica brasileira de futebol faz em março dois amistosos contra africanos
Primeiro jogo, contra a Nigéria, será no dia 24, em Cariacica-ES, e o segundo, três dias depois, em Maceió-AL
Primeiro jogo, contra a Nigéria, será no dia 24, em Cariacica-ES, e o segundo, três dias depois, em Maceió-AL
Samson Siasia, técnico da seleção da Nigéria, que já tem um ouro Olímpico, de Atlanta 1996 (Getty Images/Bryn Lennon)
Nigéria e África do Sul serão as adversárias de amistosos marcados para março, da seleção masculina de futebol que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. De acordo com anúncio da CBF nesta segunda-feira (29), o Brasil enfrenta os nigerianos no dia 24, às 19h, em Cariacica, no Espírito Santo, e os sul-africanos no dia 27, às 18h30, no Estádio Rei Pelé de Maceió, em Alagoas.
África, pedra na chuteira do futebol Olímpico do Brasil
A seleção sub-23 dirigida por Dunga, também técnico da seleção principal, estará na briga pela medalha de ouro Olímpica, que o futebol brasileiro ainda não conquistou. A Nigéria já foi campeã em Atlanta 1996, quando derrotou o Brasil na semifinal com vitória por 4 a 3 ("golden goal" anotado na prorrogação pelo atacante Kanu). Em Sydney 2000, a seleção Olímpica canarinho sofreu outra derrota traumática para uma seleção africana: Camarões venceu o jogo pelas quartas de final por 2 a 1 (também na prorrogação, quando o regulamento previa a chamada "morte súbita": o jogo acabava imediatamente depois de marcado o gol). Naqueles Jogos Olímpicos, o Brasil já havia perdido na primeira fase para a África do Sul.
O torneio de futebol do Rio 2016 será realizado em seis cidades brasileiras - além do Rio, Manaus, Salvador, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Tanto Nigéria como África do Sul já estão classificadas para o Rio 2016.
Saiba mais sobre o futebol nos Jogos Olímpicos
Saiba como foi a classificação da Nigéria
Como estão as classificações para os Jogos Rio 2016