Seleção masculina de rugby da França está classificada para os Jogos Rio 2016
Equipe venceu as três etapas do Grand Prix. Mulheres do país também já haviam garantido a vaga Olímpica no esporte
Equipe venceu as três etapas do Grand Prix. Mulheres do país também já haviam garantido a vaga Olímpica no esporte
Seleção francesa comemora classificação para os Jogos Rio 2016 após conquista do Grand Prix (World Rugby)
A seleção masculina de rugby da França está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação foi divulgada pelo site da Federação Internacional do esporte, a World Rugby. Neste domingo (12), a França venceu a final do Grand Prix sobre a Inglaterra (14-5), que jogava em casa, diante de 3.500 torcedores, na cidade de Exeter. Mas os campeões – tendo vencido já as duas etapas anteriores do Grand Prix, em Moscou e Lyon, em junho – garantiram a vaga Olímpica ainda antes da final do torneio, com uma vitória sobre o País de Gales nas quartas de final.
“É incrível encerrar com uma vitória sobre um time tão bom quanto a Inglaterra”, disse o francês Terry Bouhraoua, recordista de pontos do torneio.
(Acompanhe aqui a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016)
A Espanha, terceiro lugar na etapa final, terminou o Grand Prix com a medalha de prata, garantindo presença no Campeonato Mundial de Repescagem, em 2016, que incluirá representantes dos demais continentes, selecionados após cada torneio regional. O Grand Prix também definiu as 12 seleções que irão participar do Campeonato Europeu de Repescagem, em Lisboa, entre os dias 18 e 19 de julho de 2015; as três melhores seleções se juntarão à Espanha na disputa pela última vaga Olímpica da Europa no rugby.
A seleção masculina da França é a 8ª a garantir vaga nos Jogos Rio 2016. As demais são EUA (campeão da América do Norte e do Caribe), Fiji, África do Sul, Nova Zelândia, Grã-Bretanha (melhores colocadas na Série Mundial), Argentina (campeã Sul-Americana), além do Brasil, como país-sede.
Os franceses seguem os passos de suas conterrâneas, que em junho também haviam garantido a vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 após conquistarem o Grand Prix Europeu, conforme anunciado pela Federação Internacional. Além da França, o torneio feminino de rugby no Rio 2016 tem garantidas as seleções de Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia (melhores colocadas da Série Mundial), Colômbia (campeã Sul-Americana), EUA (campeã da América do Norte e do Caribe) e Brasil, como país-sede.
Para assistir ao rugby nos Jogos Olímpicos Rio 2016:
São 11 sessões disponíveis a partir de R$ 60 em www.rio2016.com/ingressos. Onde: Estádio de Deodoro (Deodoro). Quando: 6 a 11 de agosto de 2016.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.