Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Seleção feminina dos Estados Unidos garante vaga no basquetebol para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Equipe conquista o nono título mundial e assegura a primeira vaga em disputa para os Jogos Olímpicos

Seleção feminina dos Estados Unidos garante vaga no basquetebol para os Jogos Rio 2016

Ala Maya Moore foi cestinha da decisão e jogadora mais valiosa da competição (Getty Images)

Assim como no masculino, os Estados Unidos são os donos da primeira vaga do basquetebol feminino para os Jogos Rio 2016. Com sete medalhas de ouro Olímpicas, a seleção norte-americana confirmou o favoritismo e conquistou neste domingo (05) o título da Copa do Mundo 2014, carimbando seu passaporte para os Jogos Rio 2016. Melhor entre as 16 seleções que disputaram a competição na Turquia, os Estados Unidos derrotaram a Espanha por 77-64 na final, em Istambul.

“É muito difícil vencer estes campeonatos. Há vários times ótimos, que seguem sempre melhorando. Percebemos isso a cada jogo. Embora todos esperassem isso de nós, não é fácil vencer. Os jogos da semifinal e da final mostraram isso. Estou muito orgulhoso. As jogadoras fizeram um grande sacrifício vindo para a seleção logo após o fim dos campeonatos de seus clubes”, elogiou o técnico Geno Auriemma.

Capitã dos Estados Unidos, a armadora Sue Bird recebe o troféu de campeã da Copa do Mundo (Foto: FIBA)

 

Este foi o quarto título mundial da seleção dos Estados Unidos em suas cinco últimas participações e o nono no total. Na Turquia, a campanha norte-americana teve seis vitórias em seis partidas. Cestinha da decisão com 18 pontos, a ala Maya Moore foi eleita a jogadora mais valiosa (MVP, da sigla em inglês) da competição. A capitã Sue Bird também se destacou, tornando-se a primeira atleta tetracampeã mundial da história.

“Não sabia disso”, revelou a armadora. “Isso mostra que tive ótimos técnicos e grandes companheiras. Definitivamente, não cheguei até aqui sozinha. Sempre tentei fazer exatamente o que o meu time precisava e ser regular nisso. Me sinto muito feliz por ter conseguido fazer isso por tanto tempo”, completou.

No total, 12 seleções disputarão o torneio de basquetebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As outras onze vagas serão definidas por meio de classificatórios continentais (5) e do Pré-Olímpico Mundial (5). O Brasil, país-sede, pode ocupar a 12ª vaga por meio de convite da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.