China desafia o Brasil no futebol de 5: "Estamos confiantes de que podemos vencer"
Medalhistas de prata em Pequim 2008, os chineses estão determinados a encerrar a hegemonia da equipe brasileira no Rio 2016
Medalhistas de prata em Pequim 2008, os chineses estão determinados a encerrar a hegemonia da equipe brasileira no Rio 2016
China quer superar a decepção com a eliminação na primeira fase em Londres 2012
"Acreditamos no nosso time e estamos confiantes de que podemos vencer." É esse o recado que os jogadores chineses de futebol de 5 deixam para a seleção brasileira, nesta sexta-feira (17), a 82 dias do início dos Jogos Paralímpicos.
"Sabemos que o Brasil é o melhor time do mundo. Admiramos e tentamos jogar como eles", diz o técnico chinês Hongmou Zou, mas completa: "Tudo pode acontecer em uma partida de futebol e nós vamos tentar sair como campeões Paralímpicos."
Conheça os grupos do futebol de 5 nos Jogos Rio 2016
A seleção brasileira é a atual tricampeã Paralímpica de futebol de 5, esporte que esteve presente em três edições dos Jogos - ou seja, o Brasil é o único a ter medalha de ouro. A meta da equipe verde e amarela, que conta com o apoio da torcida local, é estender a hegemonia.
Para isso, vão ter de enfrentar pelo caminho uma seleção chinesa determinada a quebrar essa expectativa. A medalha de prata em Pequim 2008 mostra que a seleção asiática é uma das candidatas a desbancar os brasileiros. "Foi resultado de muito esforço de todo o time", ressalta Zou.
"Encaramos cada partida com muita seriedade e seguimos um planejamento rígido de treinos para ganhar a prata. Até hoje nos surpreendemos com o nosso resultado, nunca vamos nos esquecer", conta o técnico. Já em Londres 2012, o resultado não foi bom: a eliminação na primeira fase, com derrota de 1 a 0 para o Brasil, não estava nos planos. No Rio 2016, os chineses estão prontos para compensar a decepção.
O Brasil venceu a China por 1 a 0 em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Matthew Lloyd)
Para chegar ao pódio, a China precisa primeiro passar pela fase de grupos, já que os países estão em chaves distintas. México, Rússia e a temida Argentina são os adversários dos chineses na primeira fase. "Todos são rivais difíceis, mas os argentinos são os oponentes mais complicados", analisa o técnico.
O torneio de futebol de 5 acontece de 9 a 17 de setembro, no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra, e ainda há ingressos disponíveis.