Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Seis meses para os Jogos Paralímpicos

Por Rio 2016

Eventos-teste, tocha, ingressos... listamos o que vem por aí

Seis meses para os Jogos Paralímpicos

Getty Images

Texto: Patricia da Matta

Os Jogos Paralímpicos estão chegando. Em apenas seis meses, o Rio 2016 engata no clima de festa deixado pelos Jogos Olímpicos para continuar a emocionar e inspirar multidões com as performances dos atletas Paralímpicos em mais 12 dias de puro esporte.

Só que até lá, o Comitê Organizador segue trabalhando em ritmo acelerado, e reserva algumas novidades para os próximos meses. Detalhes sobre o revezamento da tocha ainda serão revelados e atletas entram em ação em solo carioca antes mesmo dos Jogos, competindo em mais três eventos-teste. Enquanto isso, a corrida pela classificação se acirra em 21 das 23 modalidades Paralímpicas.

Jogos Paralímpicos em contagem regressiva...

Preparação para atletas e organizadores

Natação, goalball e atletismo são as modalidades dos próximos eventos-teste dos Jogos Paralímpicos (Fotos: Getty Images)


OTorneio Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas conquistou novos fãs ao mesmo tempo que treinava a equipe do Rio 2016 a lidar com operações de transporte, acessibilidade na instalação e gestão da competição, na Arena Carioca 1, entre os dia 26 e 28 de fevereiro. Nos meses de abril e maio, outros três eventos-teste dedicados a esportes Paralímpicos contribuem para a preparação de organizadores e atletas para os Jogos: natação, goalball e atletismo.

Quando? Onde?

. De 22 a 24 de abril: a natação Paralímpica terá seu Open Internacional no Estádio Aquático Olímpico.

. Entre os dias 4 e 5 de maio: o Torneio Internacional de Goalball acontece na Arena do Futuro.

 . De 18 a 21 de maio: o calendário Aquece Rio de eventos-teste  encerra com feras do atletismo Paralímpico em competição no Estádio Olímpico.

Saem os aros, entram os agitos

Encerrados os Jogos Olímpicos, o Comitê Rio 2016 engata nos últimos aparatos para os 12 dias dos Jogos Paralímpicos. A decoração das instalações e do resto da cidade muda – o laranja entra no lugar do azul e os aros Olímpicos dão lugar aos agitos, como é conhecido o símbolo do Movimento Paralímpico. Das 37 instalações usadas nos Jogos Olímpico, 21 permanecem para os Paralímpicos, recebendo adaptações em suas áreas de competição e equipamentos necessários.

Na Vila dos Atletas, o prazo de preparação é ainda mais desafiador para logística. Após a estadia dos atletas Olímpicos, o Rio 2016 tem quatro dias – de 24 a 28 de agosto -  para reabastecer os estoques e preparar os quartos para receber atletas e delegações que chegam ao Rio de Janeiro para os Jogos Paralímpicos.

Um revezamento como você nunca viu

A tocha Paralímpica já chegou ao Rio 2016 trazendo inovação e celebrando a diversidade: além de apresentar sensorialmente curvas do relevo do Rio de Janeiro, traz os valores Paralímpicos em inscrição em braile. 

Chegou quem faltava pra completar a festa: a #TochaParalímpica! Tem as curvas do Rio e os valores Paralímpicos (coragem,...

Publicado por Rio 2016 em Sexta, 11 de dezembro de 2015


Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinville, além do Rio de Janeiro, representam as regiões do Brasil no revezamento da tocha Paralímpica, que acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura no Maracanã.

Conheça a tocha Paralímpica

Cerimônias de arrepiar

Sob a direção artística do artista plástico Vik Muniz, o escritor Marcelo Rubens Paiva e o designer Fred Gelli, as cerimônias Paralímpicas Rio 2016 prometem proporcionar alguns dos momentos mais emocionantes de todo o evento.

Além de representar a cultura nacional para o resto do mundo, a festa de abertura apresenta atletas e delegações e marcam o início das competições, enquanto a de encerramento fazem uso de toda a emoção e alegria do povo brasileiro para passar o bastão para a próxima cidade-sede dos Jogos, Tóquio 2020.

Relembre a apresentação do Rio 2016 na cerimônia de encerramento de Londres 2012:

Se você quer ver esse espetáculo ‘do lado de dentro’, ainda dá tempo de se inscrever para fazer parte do elenco de cerimônias. A segunda onda de audições vai até o dia 20 de março.

Afinal, o que os Jogos Paralímpicos têm de tão especial?

O segundo maior evento esportivo do mundo em número de ingressos vai reunir 4.350 atletas de 176 países em mais de 500 disputas por medalhas de 23 esportes – incluindo a estreia da canoagem e do triatlo no evento. Os Jogos do Rio também marcam a primeira edição Paralímpica da história.

Tudo sobre os Jogos Paralímpicos em nosso infográfico interativo

Conheça as 23 modalidades

E quem vem?

Alguns dos maiores nomes do esporte Paralímpico mundial já expressaram a sua vontade de competir no Rio 2016, como a britânica Josie Pearson, o italiano Alex Zanardi, a canadense Chantal Peticlerc e o americano Josh George, a iraniana Zahra Nemati e o alemão Markus Rehm, além das estrelas brasileiras Daniel Dias e Jefinho Gonçalves.

Atletas Paralímpicos que já expressaram o desejo de disputar medalhas no Rio 2016 (Fotos: Getty Images)


O futebol de 5, de Jefinho, e o futebol de 7 são os únicos esportes que já têm todas as suas equipes definidas. O que isso quer dizer? Meses tensos e agitados para atletas e torcedores das 21 modalidades que continuam na luta para completar a lista de classificações de atletas para o Rio 2016.

Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos

Monte sua torcida

A venda direta de ingressos para os Jogos Paralímpicos já começou. São cerca de 2,5 milhões de entradas disponíveis para assistir às competições de 23 esportes e cerimônias.

Assim como as instalações, os preços dos ingressos dos Jogos Paralímpicos também são acessíveis. Mesmo para os esportes mais procurados, como futebol de 5, basquetebol em cadeira de rodas e natação, os valores começam em R$ 20 para finais e R$ 10 para demais etapas da competição.

Compre pelo Portal de Ingressos

Recapitulando...

O melhor ainda está por vir, mas isso não quer dizer que já não temos boas histórias para contar. Os lançamentos da marca e tocha Paralímpicos, a chegada do mascote Tom e o anuncio dos primeiros voluntários foram alguns dos momentos mais emocionantes da jornada rumo aos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O ano de 2015 também foi especial: triatletas deram um show em Copacabana no primeiro evento-teste Paralímpico, um grande festival esportivo-cultural na Lagoa e um vídeo surpreendente tocou pessoas ao redor do mundo.

Relembre os melhores momentos dos Jogos Paralímpicos Rio 2016:

Lançamento da marca Paralímpica:

O nascimento do mascote Tom:

Eventos-teste:

Testes operacionais de triatlo, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, bocha, canoagem, rugby em cadeira de rodas e halterofilismo já foram concluídos (Fotos: Rio 2016)


A tocha Paralímpica:

Festival Paralímpico na Lagoa:

Domingo e segunda os esportes, atletas, a história e a superação dos #JogosParalímpicos dominaram a Lagoa pra avisar:...

Publicado por Rio 2016 em Terça, 8 de setembro de 2015


Lançamento da campanha #TemQueIr: