Seis meses para os Jogos Paralímpicos
Eventos-teste, tocha, ingressos... listamos o que vem por aí
Eventos-teste, tocha, ingressos... listamos o que vem por aí
Getty Images
Texto: Patricia da Matta
Os Jogos Paralímpicos estão chegando. Em apenas seis meses, o Rio 2016 engata no clima de festa deixado pelos Jogos Olímpicos para continuar a emocionar e inspirar multidões com as performances dos atletas Paralímpicos em mais 12 dias de puro esporte.
Só que até lá, o Comitê Organizador segue trabalhando em ritmo acelerado, e reserva algumas novidades para os próximos meses. Detalhes sobre o revezamento da tocha ainda serão revelados e atletas entram em ação em solo carioca antes mesmo dos Jogos, competindo em mais três eventos-teste. Enquanto isso, a corrida pela classificação se acirra em 21 das 23 modalidades Paralímpicas.

OTorneio Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas conquistou novos fãs ao mesmo tempo que treinava a equipe do Rio 2016 a lidar com operações de transporte, acessibilidade na instalação e gestão da competição, na Arena Carioca 1, entre os dia 26 e 28 de fevereiro. Nos meses de abril e maio, outros três eventos-teste dedicados a esportes Paralímpicos contribuem para a preparação de organizadores e atletas para os Jogos: natação, goalball e atletismo.
Quando? Onde?
. De 22 a 24 de abril: a natação Paralímpica terá seu Open Internacional no Estádio Aquático Olímpico.
. Entre os dias 4 e 5 de maio: o Torneio Internacional de Goalball acontece na Arena do Futuro.
. De 18 a 21 de maio: o calendário Aquece Rio de eventos-teste encerra com feras do atletismo Paralímpico em competição no Estádio Olímpico.
Encerrados os Jogos Olímpicos, o Comitê Rio 2016 engata nos últimos aparatos para os 12 dias dos Jogos Paralímpicos. A decoração das instalações e do resto da cidade muda – o laranja entra no lugar do azul e os aros Olímpicos dão lugar aos agitos, como é conhecido o símbolo do Movimento Paralímpico. Das 37 instalações usadas nos Jogos Olímpico, 21 permanecem para os Paralímpicos, recebendo adaptações em suas áreas de competição e equipamentos necessários.

Na Vila dos Atletas, o prazo de preparação é ainda mais desafiador para logística. Após a estadia dos atletas Olímpicos, o Rio 2016 tem quatro dias – de 24 a 28 de agosto - para reabastecer os estoques e preparar os quartos para receber atletas e delegações que chegam ao Rio de Janeiro para os Jogos Paralímpicos.
A tocha Paralímpica já chegou ao Rio 2016 trazendo inovação e celebrando a diversidade: além de apresentar sensorialmente curvas do relevo do Rio de Janeiro, traz os valores Paralímpicos em inscrição em braile.
Chegou quem faltava pra completar a festa: a #TochaParalímpica! Tem as curvas do Rio e os valores Paralímpicos (coragem,...
Publicado por Rio 2016 em Sexta, 11 de dezembro de 2015
Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinville, além do Rio de Janeiro, representam as regiões do Brasil no revezamento da tocha Paralímpica, que acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura no Maracanã.
Sob a direção artística do artista plástico Vik Muniz, o escritor Marcelo Rubens Paiva e o designer Fred Gelli, as cerimônias Paralímpicas Rio 2016 prometem proporcionar alguns dos momentos mais emocionantes de todo o evento.
Além de representar a cultura nacional para o resto do mundo, a festa de abertura apresenta atletas e delegações e marcam o início das competições, enquanto a de encerramento fazem uso de toda a emoção e alegria do povo brasileiro para passar o bastão para a próxima cidade-sede dos Jogos, Tóquio 2020.
Relembre a apresentação do Rio 2016 na cerimônia de encerramento de Londres 2012:
Se você quer ver esse espetáculo ‘do lado de dentro’, ainda dá tempo de se inscrever para fazer parte do elenco de cerimônias. A segunda onda de audições vai até o dia 20 de março.
O segundo maior evento esportivo do mundo em número de ingressos vai reunir 4.350 atletas de 176 países em mais de 500 disputas por medalhas de 23 esportes – incluindo a estreia da canoagem e do triatlo no evento. Os Jogos do Rio também marcam a primeira edição Paralímpica da história.
Tudo sobre os Jogos Paralímpicos em nosso infográfico interativo
Alguns dos maiores nomes do esporte Paralímpico mundial já expressaram a sua vontade de competir no Rio 2016, como a britânica Josie Pearson, o italiano Alex Zanardi, a canadense Chantal Peticlerc e o americano Josh George, a iraniana Zahra Nemati e o alemão Markus Rehm, além das estrelas brasileiras Daniel Dias e Jefinho Gonçalves.

O futebol de 5, de Jefinho, e o futebol de 7 são os únicos esportes que já têm todas as suas equipes definidas. O que isso quer dizer? Meses tensos e agitados para atletas e torcedores das 21 modalidades que continuam na luta para completar a lista de classificações de atletas para o Rio 2016.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos
A venda direta de ingressos para os Jogos Paralímpicos já começou. São cerca de 2,5 milhões de entradas disponíveis para assistir às competições de 23 esportes e cerimônias.
Assim como as instalações, os preços dos ingressos dos Jogos Paralímpicos também são acessíveis. Mesmo para os esportes mais procurados, como futebol de 5, basquetebol em cadeira de rodas e natação, os valores começam em R$ 20 para finais e R$ 10 para demais etapas da competição.
Compre pelo Portal de Ingressos
O melhor ainda está por vir, mas isso não quer dizer que já não temos boas histórias para contar. Os lançamentos da marca e tocha Paralímpicos, a chegada do mascote Tom e o anuncio dos primeiros voluntários foram alguns dos momentos mais emocionantes da jornada rumo aos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O ano de 2015 também foi especial: triatletas deram um show em Copacabana no primeiro evento-teste Paralímpico, um grande festival esportivo-cultural na Lagoa e um vídeo surpreendente tocou pessoas ao redor do mundo.

Domingo e segunda os esportes, atletas, a história e a superação dos #JogosParalímpicos dominaram a Lagoa pra avisar:...
Publicado por Rio 2016 em Terça, 8 de setembro de 2015
Lançamento da campanha #TemQueIr: