Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Segundo melhor técnico de tiro com arco do mundo avalia condições do Sambódromo

Por Rio 2016

Evandro de Azevedo, um "mineiro tranquilo", destaca concreto e correntes de vento nas análises para o Rio 2016

Segundo melhor técnico de tiro com arco do mundo avalia condições do Sambódromo

Evandro de Azevedo, o técnico brasileiro no evento-teste de tiro com arco (Alex Ferro/Rio 2016)

Eleito o segundo melhor técnico do tiro do arco do mundo em 2014, com a ascensão fantástica do arqueiro Marcus Vinicius D’ Almeida – à época com 16 anos –, Evandro de Azevedo está no Desafio Internacional de Tiro com Arco, evento-teste do Aquece Rio, checando as condições físicas e climáticas do Sambódromo, onde serão as competições do esporte nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Muito tranquilo – “Mineiro, né?” –, Evandro é formado em Educação Física e nada sabia de tiro com arco até 2004, quando sua amiga Maja Kraguljac “convocou-o” para conhecer o esporte, em Belo Horizonte. A proposta deu tão certo que Evandro passou um ano conhecendo o tiro com arco e em 2005 já estava fazendo um curso no Exterior, o que se repetiria muitas vezes depois de 2011.

E se 2014 foi um ano excepcional para o garoto Marcus Vinícius D’ Almeida, também se tornou um marco para Evandro de Azevedo. Aos 16 anos, o atleta passou a figurar entre os oito melhores do mundo e, em setembro, conquistou a prata na final da Copa do Mundo em Lausanne, Suíça.

No início deste ano, Marcus Vinícius foi escolhido pela Federação Internacional de Tiro com Arco como o segundo melhor arqueiro do mundo, na temporada. E Evandro se surpreendeu ao ser eleito o segundo técnico do mundo, com 29% dos votos, atrás do sul-coreano Lee Mi-joung, com 31%, e à frente da alemã Natalia Butusova, com 24%.


Marcus Vinicius foi campeão do Mundial Júnior em Yankton, Estados Unidos, em junho deste ano (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

 

Nesta semana, Evandro de Azevedo e a equipe brasileira estão competindo no evento-teste do tiro com arco no Sambódromo.

 “Aqui, o que temos de característica, basicamente, é muito concreto, que reflete muita luz nos olhos dos arqueiros. Mas será igual para todo mundo”, observa o técnico, que ainda destaca as correntes de vento do local, analisadas muito de perto, com medições de velocidade e direcionamentos, pelas equipes de 27 países, com 120 atletas, que estão no Rio fazendo o reconhecimento do local até terça-feira (22). Segundo Evandro, o local ao nível do mar faz com que as flechas saem com velocidade ligeiramente inferior à de locais com altitude maior, de ar mais rarefeito – o que não chega a significar muito.

Depois do evento-teste, os atletas brasileiros do tiro com arco têm os Jogos Mundiais Militares em Mungyeong, na Coreia do Sul, entre 2 e 11 de outubro. Em seguida, o Campeonato Brasileiro, de 28 de outubro a 2 de novembro, em Goiânia, e a sequência de treinamentos.