Sede dos jogos de 2016 recebe selo de qualidade para investimentos estrangeiros
Por Rio 2016
A agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) concedeu grau de investimento ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos de 2016. A decisão abre as portas para investidores estrangeiros. O governador Sérgio Cabral, comemorou o resultado da análise da agência. Segundo ele, a concessão do grau de investimento significa um selo de qualidade internacional para a gestão atual.
Por conta da legislação brasileira e da "forte gestão que prevalece no Estado nos últimos três anos", a Standard & Poor's acredita que com uma economia forte e diversificada o estado irá manter sua qualidade de crédito no médio prazo.
O Estado do Rio de Janeiro tem atualmente o PIB per capita estimado em cerca de 25% acima da média do Brasil. Além disso, o desenvolvimento dos novos campos de petróleo vai continuar dando suporte à economia no médio prazo, avalia a S&P. A agência também lembra que o Rio tem uma baixa dependência de transferências federais, o que dá maior agilidade para solução de "desafios fiscais".