Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Sede do futebol Olímpico, cidade de São Paulo confirma sua vocação para o esporte

Por Rio 2016

Terra natal de ídolos, capital paulista foi palco de alguns dos principais momentos do esporte no país

Sede do futebol Olímpico, cidade de São Paulo confirma sua vocação para o esporte

Getty Images

Principal centro financeiro do país, São Paulo é também referência no quesito esporte. Capital do estado que é terra natal de ídolos nacionais como Arthur Zanetti, Robert Scheidt e Neymar, a cidade, que acaba de ter os ingressos para a Arena Itaquera liberados para a venda, até o dia 6 de maio, desempenhou e continua a desempenhar um papel crucial na construção dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

(Leia mais: Cidades do Futebol reforçam importância do Rio 2016 para todo o Brasil)

Para celebrar a participação paulista no evento, o site Rio2016.com listou cinco motivos que deixam clara a real vocação de São Paulo para o esporte. Confira:

1. Foi palco dos Jogos Pan-Americanos de 1963 – o início de tudo

Há quem diga que os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, foram o primeiro passo do Brasil rumo aos Jogos Olímpicos. Na verdade, tudo começou 44 anos antes, quando a cidade de São Paulo organizou os Jogos Pan-Americanos de 1963.

A competição, com mais de 1.600 atletas, de 21 países, foi exemplo de organização e revelou ainda ídolos nacionais em diversas modalidades, levando o país para o segundo lugar geral no quadro de medalhas – foi nesta edição que o Brasil conquistou o primeiro ouro pan-americano no futebol, com direito a goleada da seleção canarinho sobre os norte-americanos.

2. Ajudou o Brasil a superar um grande desafio: realizar os Jogos Sul-Americanos de 2002

Em 2002 o Brasil precisou organizar os VII Jogos Sul-americanos – antes programados para acontecer na Argentina e, depois, na Colômbia - em apenas três meses. Junto com Rio, Curitiba e Belém, a capital paulista encarou o desafio e foi palco de 11 das 24 modalidades disputadas no evento. Com a participação de 1.917 atletas, de 14 países, o sucesso do evento é considerado um dos principais fatores que contribuíram para a escolha do Rio como sede do Pan de 2007.

3. Foi uma das 12 casas do futebol mundial em 2014

A Copa do Mundo Fifa 2014 foi outro marco que confirmou a vocação paulista para o esporte. Uma das 12 sedes do Mundial de futebol, a Arena Itaquera recebeu seis partidas do torneio, entre elas a de abertura e uma das semifinais.

4. É uma verdadeira fábrica de estrelas

O estado de São Paulo é ainda um dos principais formadores de atletas Olímpicos do país. Ídolos nacionais como Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Arthur Zanetti (ginástica artística), Robert Scheidt (vela), Hortência (basquetebol), Neymar (futebol), Ricardo Prado (natação), Maurren Maggi (atletismo) e Tiago Camilo (judô), são alguns exemplos de medalhistas Olímpicos nascidos na região.

"O paulista, como o carioca, também adora esportes. Lá a nossa praia é o Parque do Ibirapuera. Tenho certeza que os paulistas vão comparecer em massa para prestigiar as partidas de futebol que acontecerão em São Paulo, uma cidade com alma Olímpica", afirma Ricardo Prado, medalha de prata nos 400m medley em Los Angeles 1984.

5. Faz parte do maior evento esportivo do planeta

Nos Jogos Rio 2016, a cidade será palco de dez partidas do torneio de futebol, incluindo uma semifinal do torneio masculino e a disputa da medalha de bronze da disputa feminina. Torcedores brasileiros devem enviar seus pedidos até 6 de maio para participar do sorteio (clique aqui para escolher os seus).