Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Romário aposta no ouro do Brasil no futebol nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Baixinho recorda a sua experiência Olímpica em Seul 1988 durante visita à sede do Comitê Organizador

Romário aposta no ouro do Brasil no futebol nos Jogos Rio 2016

Romário comemora o gol que marcou na final dos Jogos Olímpicos Seul 1988, contra a União Soviética (IOC/Georges Gobet)

Ganhar a medalha de ouro da disputa masculina do futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um dos maiores objetivos do Brasil para a edição do ano que vem do maior evento esportivo do mundo. Depois da derrota na final de Londres 2012, o craque Neymar disse que espera conquistar esse título para o povo brasileiro.  Agora foi a vez de Romário, um dos maiores nomes do futebol mundial e também medalhista Olímpico, reiterar a confiança na seleção brasileira de futebol para os Jogos.

"É o título que o Brasil não tem e eu, pessoalmente, acredito que no ano que vem será a nossa vez", disse Romário, em entrevista exclusiva para o rio2016.com, onde recordou suas lembranças dos Jogos Seul 1988, durante visita à sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

 

Romário apontou algumas das grandes estrelas do esporte mundial com quem se encontrou no restaurante da Vila Olímpica. "Lembro daquela tenista da Argentina, a Gabriela Sabatini, e do Boris Becker (também tenista), da Alemanha. E também do pessoal do vôlei, o Bernard e o Renan, e do Oscar Schmidt (do basquete). Era muito bacana esse ambiente no restaurante da Vila", destaca o Baixinho.

Artilheiro dos Jogos, com sete gols (incluindo um na final, contra a União Soviética), Romário, assim como seus companheiros, ficou com a medalha de prata - os soviéticos venceram por 2 a 1, na prorrogação, diante de 73 mil pessoas. Foi a segunda medalha de prata do Brasil no futebol masculino (mesmo resultado de Los Angeles 1984, onde perdeu para a França). Depois, a Seleção obteve duas medalhas de bronze (em Atlanta 1996 e Pequim 2008) antes de perder por 2 a 1 para o México na final de Londres 2012.

O time do Brasil de Seul 1988, além de Romário, tinha outros quatro jogadores que viriam a ser tetracampeões mundiais na Copa de 1994, nos EUA - Taffarel, Jorginho, Mazinho e Bebeto. Na campanha rumo à final, obteve três vitórias na primeira fase, sobre Nigéria (4 a 0), Austrália (3 a 0) e Iugoslávia (2 a 1). Nas quartas-de-final bateu a Argentina (1 a 0), e na semifinal, a Alemanha Ocidental (4 a 3, nos pênaltis, após empate em 1 a 1).

Nos dias 11 e 15 de novembro, a seleção brasileira Olímpica faz dois jogos amistosos contra os EUA, seguindo sua preparação para os Jogos Rio 2016.

Romário at Rio 2016 HQ

Romário em sua visita à sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Foto: Rio 2016/ Gabriel Nascimento)